CBF escolhe São Paulo como uma das sedes se a Copa Feminina de 2027 for disputada no Brasil

Ao incluir a capital, confederação destacou a força do futebol, qualidade dos estádios e infraestrutura oferecidas pelo município

Na imagem é possível observar as jogadoras da seleção brasileira feminina.

São Paulo está entre as dez cidades brasileiras escolhidas pela CBF como sedes candidatas para a Copa do Mundo Feminina de 2027. A Confederação Brasileira de Futebol levou em conta a força do futebol de São Paulo, o apoio ao futebol feminino, a qualidade dos estádios e a infraestrutura da capital paulista.

A oficialização da candidatura do Brasil como país-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027 foi em abril deste ano. De acordo com as orientações da CBF, nos próximos dois meses, a Prefeitura de São Paulo, o Governo do Estado e a Federação Paulista de Futebol vão trabalhar em conjunto para reunir todas as informações e garantias necessárias para elaboração do relatório final da candidatura.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Cacá Vianna, disse que desde o início do ano a gestão do prefeito Ricardo Nunes se colocou à disposição da CBF e vem trabalhando para que São Paulo seja uma das sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027. Além da experiência de ter sido uma das sedes da Copa de 2014, Cacá destaca as condições oferecidas pela capital. “Sabemos do tamanho da nossa responsabilidade, mas temos a vantagem dos aeroportos, da grande rede hoteleira, toda a logística, infraestrutura e os estádios modernos”.

Cacá Vianna também ressalta a visibilidade mundial que a Copa Feminina dará a São Paulo, além dos ganhos com o turismo e o comércio.

As federações têm até o dia 8 de dezembro de 2023 para enviar os documentos para análise da Fifa, que enviará uma equipe ao Brasil no início de 2024 para avaliar as condições oferecidas. O anúncio do país que vai sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027 será no dia 18 de maio.

Países que já foram sede da Copa do Mundo Feminina de Futebol

China: 1991 e 2007

Suécia: 1995

Estados Unidos: 1999 e 2003

Alemanha: 2011

Canadá: 2017

França: 2019

Austrália e Nova Zelândia: 2023


Texto: Prefeitura de São Paulo
Foto: Thais Magalhães | CBF