SEME apresenta Pedal Sampa na ShimanoFest

Programa de empréstimo gratuito de bicicletas foi destaque no painel Ciclologística nas cidades

Na imagem, munícipes andando com as bicicletas do projeto Pedal Sampa.

O programa Pedal Sampa, iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo (SEME), em parceria com a Associação Brasileira de Ciclomobilidade (ABC) foi um dos destaques da ShimanoFest 2023, maior feira de negócios e da cultura da bicicleta do Brasil, realizado no Memorial da América Latina, na zona oeste da capital. O Pedal Sampa funciona aos domingos, com empréstimo gratuito de bikes e também reparos para quem está com a magrela encostada em casa.

Além da exposição de produtos, acessórios, vestuário, alimentação, equipamentos do mundo da bike, test-ride e diversas apresentações, a ShimanoFest promoveu workshops, palestras e debates importantes sobre mobilidade, empreendedorismo e negócios que envolvem o mundo das bikes.

O Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Ricardo Calciolari, participou do painel Ciclologística nas cidades. Ele destacou a proposta inclusiva do Pedal Sampa, que possibilita passeios de bike por famílias inteiras e tem sido um incentivo para a prática de esportes a partir de atividades de lazer do paulistano.

"As pessoas estão usando cada vez mais a bicicleta para atividade física espontânea. Verificamos que há uma grande demanda na cidade. Nossa ideia, inicialmente, foi escolher seis locais da cidade que têm infraestrutura para lazer, sem concorrer com o mercado privado de aluguel de bicicletas, para dar ao paulistano que não tem sua bike de pedalar ao lado da família e amigos", explicou Caciolari.

O painel também abordou a questão da infraestrutura oferecida pela cidade de São Paulo para a ampliação em geral do uso da bicicleta pelo setor de logística em geral, principalmente para agilizar o setor de entregas.

Para Calciolari, a melhoria dessa estrutura passa, obrigatoriamente, pelo aumento da demanda, que irá provocar os investimentos por parte do setor público.

Além do empréstimo gratuito de bicicletas e oficina para pequenos reparos, o Pedal Sampa oferece passeios de bikes. O primeiro, em 2023, foi em 25 de janeiro, dia do aniversário de São Paulo. O próximo será no dia 10 de setembro etambémserá de graça para o paulistano. Para emprestar de graça uma bicicleta no Pedal Sampa basta comparecer a um dos locais do programa com um documento de identificação e fazer o cadastro. A duração do empréstimo é de uma hora.

As ações serão realizadas nos Centro Esportivos e Parques em todas as regiões da cidade. Os locais são os seguintes:

Zona Norte:
Centro Esportivo Jd. São Paulo | CEE Alfredo Ignácio Trindade
Rua Viri, 425 - Jardim São Paulo

Zona Sul:
Parque Praia do Sol
Avenida Atlântica, 3100 - Capela do Socorro

Zona Leste:
Centro Esportivo Tiquatira | CEE Luiz Martinez
Avenida Governador Carvalho Pinto, 2 - Tiquatira

Parque do Carmo
Avenida Afonso de Sampaio e Sousa, 951 - Itaquera

Zona Oeste:
Centro Esportivo Butantã | CEE Solange Nunes Bibas
Rua Dr. Ernâni da Gama Corrêa, 367 - Butantã

Centro:
Rua Vergueiro
Em frente ao nº 2850, entre as estações Ana Rosa e Vila Mariana do Metrô

Para mais informações, acesse o site oficial do programa: www.pedalsampa.com.br

Na imagem, bicicletas do projeto Pedal Sampa.


Texto: Paulo Rodolfo de Lima | paulorlima@prefeitura.sp.gov.br
Fotos: Monique Marquesini | mmarquesini@prefeitura.sp.gov.br