Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa ganha campo de grama sintética

O espaço vai atender mais de 200 atletas do futebol masculino e feminino

Na imagem, é possível observar o novo gramado do COTP.


Foi inaugurado neste sábado (05) o novo campo de grama sintética do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na zona sul da capital paulista. A obra teve início em fevereiro, com reforma do contra piso, grama sintética, troca do alambrado, pintura e traves novas. O custo foi de R$ 1.203.491,20.

A inauguração contou com uma partida de futebol festiva com a participação do Prefeito Ricardo Nunes; o Secretário de Esportes e Lazer, Cacá Vianna entre outras autoridades.

Criado em 1976, o COTP é um equipamento destinado ao aperfeiçoamento de atletas das categorias de base (crianças e adolescentes) com potencial para integrar futuras seleções brasileiras adultas. No caso específico do futebol feminino já passaram por aqui atletas como Letícia Izidoro, Érika, Tamires, Jucinara, Julia Bianchi, Duda, Debinha, Geyse e Andressa Alves.

Atualmente o COTP tem mais de 1.400 atletas em formação. Especificamente no futebol tem um total de 226 jogadores. São 123 no masculino nas categorias (Sub10, Sub 11, Sub 12, Sub 13 e Sub 15) e no feminino conta com 103 jogadoras (Sub 11, Sub 13 e Sub 15+17).

Para o diretor do Departamento de Gestão de Alto Rendimento (DGEA), Mário Maeda Junior, esclareceu que “Nosso objetivo é dar um espaço de qualidade para os atletas. Se você tem um campo inapropriado as chances de leões são maiores. Então nosso primeiro impacto vai ser proporcionar esse aparelho para os atletas e quem sabe futuramente colher frutos disso com troféus”.

Cacá Vianna, Secretário de Esportes e Lazer destacou a importância na revitalização deste espaço. “Estamos trabalhando com muito afinco e planejamento. Nunca houve tanto cuidado no Centro Olímpico como agora e nós precisamos ter compromisso com a população. Nós sabemos da importância de uma grama de qualidade para com os nossos atletas”, finalizou o Secretário.

O Prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes disse “Nós estamos fazendo outros Centros Olímpicos para termos mais equipamentos espalhados pela cidade. Quatro novos Centros Olímpicos na cidade de São Paulo. Na Vila Maria, José Bonifácio, Cidade Tiradentes e no Parque Santo Antonio”.

Yasmin Regina de Souza Libório, de 13 anos moradora da Vila Liviero e que treina futebol no COTP está muito feliz e animada com o novo campo. “Vai agregar e muito a todos atletas”. Victor Correia de Souza, de 15 anos que mora no Jardim Ibirapuera também disse que “O campo é espetacular e agora está absurdo de bom”.

 


Texto: Carlinhos Araujo | acaraujo@prefeitura.sp.gov.br
Foto: Giovanna Leite | giovannaleite@prefeitura.sp.gov.br