Pedal Sampa impulsiona o uso das bicicletas em São Paulo

Programa conta com o empréstimo de bikes totalmente gratuitos, oficina rápida e passeios

Na imagem, arte do programa Pedal Sampa.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), em parceria com a Associação Brasileira de Ciclomobilidade (ABC), promove um projeto que oferece empréstimo totalmente gratuito das “magrelas”, serviço de oficina rápida e passeios ciclísticos para todos que amam pedalar na maior cidade da América Latina.

As ativações ocorrem aos domingos e feriados, entre os meses de agosto de 2023 e fevereiro de 2024 das 8h às 16h, contando com ações simultâneas em seis locais diferentes, atingindo todas as regiões de São Paulo.

O programa da SEME proporciona a oportunidade de desenvolver atividades e ações voltadas ao esporte educacional, visando a inclusão social das crianças, jovens e idosos, e ao mesmo tempo didático, recreativo, cultural e inclusivo com a prática de pedalar, curtindo a cidade de maneira divertida e ecológica.

Em todas elas será montada uma tenda para empréstimo de bicicletas, monitores capacitados para prestar todo o apoio, além de oficina de reparos rápidos, com equipe treinada e qualificada nos trabalhos que serão prestados.

Em cada local, serão 120 bicicletas disponibilizadas, incluindo a reposição, se necessária, nos modelos MTB em aros 29, 26 e 20; e modelos “balance” infantil e triciclo infantil. As bicicletas deverão ser utilizadas apenas na ciclofaixa, ciclovia ou parque e contarão com empréstimo tendo a duração de uma hora, podendo ser renovado caso não haja fila de espera. Idosos, crianças e pessoas com mobilidades reduzidas terão prioridades, com uma quantidade de bicicletas reservadas, que será estabelecida conforme a procura no local.

Já as oficinas de reparos rápidos, contarão com instrutor e auxiliar qualificados, oferecendo e ensinando reparos simples e de emergência, como calibragem de pneus, regulagem de câmbio e freio, ajustes nas bicicletas, além de dicas dos componentes da mesma e de como pedalar com segurança.

A participação é totalmente gratuita. Para empréstimo das bikes ou utilização da oficina, não será necessária a prévia inscrição. Basta comparecer em cada um dos locais com documento original e com foto, válido em território nacional, onde serão solicitados dados pessoais, tais como RG, CPF, meios de contatos, aceite ao termo de responsabilidade e deixar o documento enquanto utiliza a bicicleta.

Já para os passeios, mesmo sendo gratuitos, as inscrições estarão disponíveis na plataforma SeuEsporte.app, com limite de 2 mil participantes por evento, sendo os menores de 18 anos acompanhados de seus responsáveis.

Como já é tradicional, será realizado ao término do passeio, um sorteio de duas bicicletas 100% alumínio MTB aro 29 Shimano 21-V Bicolor com suspensão, onde todos os participantes regularmente inscritos poderão concorrer.

As ações são realizadas nos Centro Esportivos e Parques em todas as regiões da cidade. Os locais são os seguintes:

Zona Norte:
Centro Esportivo Jd. São Paulo | CEE Alfredo Ignácio Trindade
Rua Viri, 425 - Jardim São Paulo

Parque do Trote
Avenida Nadir Dias Figueiredo

Zona Sul:
Parque Praia do Sol
Avenida Atlântica, 3100 - Capela do Socorro

Parque do Cordeiro
Rua Breves, 968

Zona Leste:
Parque do Carmo
Avenida Afonso de Sampaio e Sousa, 951 – Itaquera

Zona Oeste:
Praça Elis Regina
Rua Pereira do Lago, 100 - Butantã

Parque Raposo Tavares
Rua Telmo Coelho Filho, 200 - Jardim Olympia

Centro:
Rua Vergueiro
Em frente ao nº 2850, entre as estações Ana Rosa e Vila Mariana do Metrô

Para mais informações, acesse o site oficial do programa: www.pedalsampa.com.br


Texto:
Gustavo Ardanuy | gustavoardanuy@prefeitura.sp.gov.br
Arte: Gabrielly Santos | gabriellysantos@prefeitura.sp.gov.br