Prefeitura investe na modernização do Centro Olímpico

Melhorias vão desde substituição do pisos das quadras, a equipamentos da piscina e novos vestiários

Na arte, logo do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa. O desenho tem dois círculos, sendo o maior vermelho e o menor branco, denrto do primeiro. Ao centro, as letras C, O, T e P formam uma tocha olímpica, acesa com um fogo no topo. Na metade inferior do círculo maior, aparece o nome da equipe, e as escritas Prefeitura investe na modernização do Centro Olímpico.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), deu início a uma série de obras para modernizar o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), referência na formação de atletas de alto rendimento. As quadras de vôlei, basquete e handebol vão ganhar novos pisos, a cobertura do ginásio de treinamento será reformada. A piscina olímpica vai receber uma caldeira de última geração e refletores novos.

As reformas no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) estão a todo “vapor”, as quadras de vôlei, basquete e handebol serão feitas com piso da madeira cumaru, material de alto padrão usado pelas equipes do Novo Basquete Brasil (NBB), principal liga de basquete do país.

As reformas ainda contam com um novo teto para o COTP, que será feito com carbono e terá nove mil metros na cobertura de todas as quadras, piscina olímpica, as áreas administrativas e demais instalações do Centro Olímpico. Outra grande mudança é a nova caldeira e novos refletores para a piscina olímpica, o que irá garantir o aquecimento da água e a visibilidade dos nadadores na piscina durante os treinamentos. Serão reformados dez vestiários, que irão contar novos revestimentos, forros e piso antiderrapante, para maior segurança dos atletas. Um piso tátil vai auxiliar os deficientes visuais.

As reformas têm previsão de término em fevereiro de 2024. Durante as obras, os atletas treinam em outros locais. O basquete, o basquete 3x3 e o vôlei estão em atividade no Ginásio do Parque Ibirapuera. Handebol mantém as atividades no Baby Barioni. As obras de reforma do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), tem valor orçado em aproxidamente R$ 18 milhões.

Sobre o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa

O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) é o equipamento da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) voltado para o esporte de alto rendimento. O foco são os esportes olímpicos, tendo crianças e jovens de 5 a 19 anos participando de competições municipais, estaduais, nacionais e internacionais de suas faixas etárias, sem nenhum custo para os atletas ou seus pais.

Qualquer criança ou adolescente que esteja estudando pode ingressar nos quadros do Centro Olímpico, por meio de processos seletivos. O COTP foi criado em 03 de fevereiro de 1976 e oferece as seguintes modalidades: atletismo, basquete, basquete 3x3, boxe, futebol feminino, ginástica artística, handebol, judô, luta olímpica, levantamento de peso olímpico, natação, vôlei e vôlei de praia.

Atualmente, cerca de 1.400 crianças e adolescentes treinam no Centro Olímpico. Os atletas têm direito a atendimento médico, odontológico e psicológico, fisioterapia, assistência social, auxílio transporte e kit lanche. Ao longo dos anos passaram pelo Centro Olímpico atletas como Montanaro, Amauri e Fofão (vôlei), Hortência (basquete) e Ricardo Prado (natação). No futebol feminino, as jogadoras Ary Borges, Debinha, Gabi Nunes e Thamires, tiveram na adolescência passagem pelo Centro Olímpico.


Texto: 
Pedro Rodrigues - phrlima@prefeitura.sp.gov.br
Arte: Laura Alves - lauraferreira@prefeitura.sp.gov.br