Finais da Taça Cidade de São Paulo aconteceram durante o final de semana no Pacaembu

Seis equipes se consagraram campeãs e levantaram os troféus de suas respectivas categorias

 

 

 

O Estádio Municipal do Pacaembu foi palco de decisões da Taça Cidade de São Paulo no final de semana. A competição conheceu seis campeões, sendo cinco times femininos. Três jogos foram disputados no sábado e três no domingo, todos no horário da manhã, a partir das 8h.

O primeiro vencedor do final de semana foi o CDC Centro da Coroa, que bateu o Clube Pequeninos do Jockey na categoria Sub-11 masculino. O CDC ganhou dos Pequeninos por 3 X 0 e conquistou o bicampeonato.

Logo após, às 9h do sábado, foi a vez do time feminino do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), que foi campeão na categoria Sub-17 federada. O Centro Olímpico venceu o Vila Guarani FF de virada e levou o título com o placar de 3 X 2. Há quatro anos na equipe, a atacante do COTP Miranda Monteiro, disse que sua vida se resume ao futebol, e enfatizou que a vitória veio pela união do time, pois todos são personagens da campanha.


 

A auxiliar técnica da equipe feminina Sub-17 da CBF, Débora Ventura, esteve presente no sábado para observar as finalistas. Débora destacou que o Centro Olímpico é exemplo na modalidade e que algumas meninas podem chegar ao profissional. No domingo, o técnico da seleção brasileira feminina Sub-17, Luiz Ribeiro, também prestigiou o evento e de analisou as atletas.

Ainda no sábado, aconteceu a final feminina Sub-17 não federada. O jogo foi entre Corinthians FC de Santo André e Tiger Luso Brasileiro FC, e terminou em 1 X 0 para o time de Santo André. A capitã, Sandra Nogueira, advertiu que o tão sonhado título foi graças à garra e a união.

O domingo contou com três finais. A primeira decisão do dia foi entre Centro Olímpico e Tiger Instituto Desenvolvimento, pelo Sub-13 feminino. As meninas do COTP golearam o Tiger por 3 X 0 e levaram o troféu da categoria.

O segundo jogo também foi entre as equipes femininas do Centro Olímpico e Tiger Instituto Desenvolvimento, mas dessa vez pela categoria federada Sub-15. O COTP venceu a partida por 3 X 2 e levou a taça.


A última disputa do dia contou mais uma vez com a participação do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, que enfrentou a Associação Atlética Esporte Clube Guarulhos, na categoria Sub-15 feminina não federada. O jogo terminou empatado em 2 X 2 e foi para os pênaltis. O Clube Guarulhos levou a melhor e venceu o Centro Olímpico nas penalidades por 4 X 3. 

O campeonato consiste em fase de grupos e depois eliminatórias. Os times são divididos nas modalidades masculina e feminina, e subdivididos em categorias por idade, formando os grupos da competição. O feminino tem duas séries, não federadas: Sub-13, Sub-15, Sub-17; e federadas: Sub-15 e Sub-17. O masculino é dividido por: Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17.

A Taça Cidade de São Paulo existe há 29 anos e essa é a nona edição que tem a participação de times do gênero feminino. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer foi pioneira na realização de campeonatos de base de futebol feminino, e por esse motivo conta com equipes da grande São Paulo e do interior paulista em suas competições.

Próxima data das finais: 15/11
Estádio Municipal do Pacaembu, a partir das 13h.
Gênero: Masculino / Categorias: Sub-13, Sub-15 e Sub-17.

Texto e Fotos:
Bruno Pietro - bpietro@prefeitura.sp.gov.br