Corinthians bate Santos e leva Campeonato Paulista de Beach Soccer

Timão garante vaga para o Campeonato Brasileiro; 1ª edição traz novas esperanças para a modalidade no estado

Desde quarta-feira, 26, o Parque Praia do Sol recebeu as partidas válidas pelo Campeonato Paulista de Beach Soccer, que contou com a participação de seis tradicionais times do estado de São Paulo: Corinthians, Portuguesa, Juventus, Santos, Nacional e Oeste. O Timão saiu como o grande campeão da competição ao vencer o Santos por 5 a 1 no domingo, 30, e irá representar o estado na etapa nacional.

A equipe alvinegra fez, junto com o rival, uma campanha impecável. Passou pela primeira fase sem tomar conhecimento de Portuguesa e Juventus, com vitórias por 4 a 0 e 7 a 4, respectivamente. Na semifinal, goleou o Nacional por sonoros 10 a 2. O Peixe também vinha de três vitórias consecutivas. Passou pelo Oeste, numa virada que terminou 6 a 4, pelo Nacional, por 8 a 5, e despachou a Lusa na semi, por 7 a 5.

O duelo final entre os arquirrivais foi equilibrado somente no primeiro tempo, quando tudo parecia se encaminhar para um empate sem gols. Porém, após vacilo de Daniel, João Santana driblou o goleiro santista e empurrou para o fundo do gol vazio. Já na segunda etapa, só deu Corinthians: com mais um de João Santana e dois de Xepa, o Timão abriu quatro gols de vantagem e ficou mais próximo do caneco. No último terço da disputa, Antônio Júnior fez mais um, de pênalti, ampliando o marcador. Paolo fez o gol de honra do Santos já no final.

Antes da partida final, o Nacional garantiu o terceiro lugar ao passar pela Portuguesa. Após a disputa pelo bronze, houve um jogo amistoso entre Corinthians e Santos, mas envolvendo atletas com Síndrome de Down. E mais uma vez deu Timão, placar de 9 a 3.

A 1ª edição da competição é um passo importante para o desenvolvimento do Beach Soccer em São Paulo. Pelo menos é o que acha Jorge Almeida, presidente da Federação de Beach Soccer. “É o nosso primeiro evento de alto rendimento. Esse ano ainda teremos quatro etapas regionais , pela Copa São Paulo. A ideia, pro ano que vem, é ter o paulista com mais clubes da capital, interior e litoral”, explica.

A federação organiza campeonatos de base, feminino e masculino. O trabalho de formação tem sido a prioridade da entidade, mas o próximo objetivo é trazer melhorias para o Beach Soccer profissional. “Hoje a seleção brasileira não tem um atleta paulista. Tenho certeza que a partir do estadual teremos representantes lá. O técnico da seleção brasileira acompanhou os jogos e já conversou com alguns jogadores”, revela Jorge Almeida.

 

Texto: Guilherme Guidetti - gguidetti@prefeitura.sp.gov.br
Fotos 1 e 2: Federação de Beach Soccer do Estado de São Paulo
Fotos 3 e 4: Guilherme Guidetti