Pacaembu: 77 anos no coração dos brasileiros

Uma história repleta de paixões, alegrias e títulos

Foto: Arquivo SEME – Fachada do Pacaembu

Na tarde de 27 de Abril, do distante ano de 1940, ocorreu a inauguração do Estádio do Pacaembu, na época, considerado o maior estádio da América do Sul e um dos mais modernos do mundo.


A abertura da estrutura contou com a participação da tocha dos jogos olímpicos de Tóquio 1940 - que posteriormente seria cancelado devido a Segunda Guerra Mundial - e o contestado Presidente Getúlio Vargas, vaiado pelos quase 70 mil espectadores presentes no evento. Essa reação foi fruto da Revolução de 32, onde Getúlio reprimiu as forças militares paulistas que desejavam tirá-lo do poder.

Foto: Arquivo SEME – Brinde do presidente Getúlio Vargas


Em 1961, o Pacaembu, que na língua indígena tupi-guarani significa “terras alagadas”, recebeu o nome de Paulo Machado de Carvalho, em homenagem ao advogado, jornalista, empresário e dirigente esportivo, que teve passagens pelo São Paulo Futebol Clube, onde exerceu a função de presidente, entre 1946 e 1947, e vice-presidente, entre 1955 e 1956.


Paulo também adquiriu a Rádio Panamericana, no ano de 1944, que 21 anos depois passaria a ser a atual Jovem Pan. Em 1953 ele inaugurou a TV Record. Já na seleção brasileira, ao lado de João Havelange, então presidente da Confederação Brasileira de Desportos (CBD), Paulo chefiou as delegações campeãs de 1958 (Suécia) e 1962 (Chile) como gerente de futebol.


A Casa dos Quatro Grandes


Os primeiros times de futebol a estreitar o gramado do Pacaembu foram o Palestra Itália - atual Sociedade Esportiva Palmeiras - que venceu o Coritiba Foot Ball Club pelo placar de 6 a 2, em 28 de abril de 1940. A partida foi válida pelo quadrangular de abertura do estádio, também vencida pela equipe de paulista.

Foto: Arquivo SEME – Palmeiras x Curitiba 1940


Esse foi o primeiro dos 26 títulos oficiais conquistados pelo Palmeiras, feito que o consagra como maior campeão do estádio. Entre as conquistas podemos destacar os dois jogos da final do Campeonato Brasileiro de 1994, onde o Palmeiras venceu o Corinthians por 3 a 1, no primeiro jogo, e sagrou-se campeão com empate por 1 a 1, no segundo confronto.

O Santos Futebol Clube também desfilou todo seu talento no Pacaembu, seja na deslumbrante geração de 60, onde Pelé, maior artilheiro da história do estádio com 115 gols, Dorval, Mengálvio, Coutinho e Pepe formaram um dos ataques mais temidos da história. Ou pelos meninos da vila que foram campeões da Taça Libertadores da América de 2011, em cima do Peñarol (UR) por 2 a 1, com direito a brilhante exibição de Neymar Jr.


O São Paulo Futebol Clube é o detentor da maior goleada do Pacaembu, em 1945 o tricolor fez 12 a 1 no Jabaquara Atlético Clube, por partida válida pelo Campeonato Paulista daquele ano, cujo vencedor também foi o time do Morumbi.
Em 2012, o São Paulo completou 1000 jogos no estádio, com 549 vitórias, 223 empates e 228 derrotas. Também dentro das dependências do Paulo Machado de Carvalho foram conquistados 6 títulos do Campeonato Paulista (1943, 1945, 1946, 1948, 1949 e 1957).


Antes da construção de sua Arena, o Sport Club Corinthians Paulista tinha como morada o campo do Pacaembu. Nesta casa foram realizados 1.687 jogos, somando 965 vitórias, 395 empates e 327 derrotas, números que tornam o alvinegro-paulista a equipe que mais vezes atuou no estádio.


Entre essa enorme quantidade de jogos, destaca-se a decisão da Copa Libertadores de 2012, onde o Corinthians venceu o Boca Juniors (AR) por 2 a 0, conquistando o título inédito da competição continental.


Foto: Stefano Machado – Vista da arquibancada

O Futuro


A concessão é a palavra da vez com a nova gestão da Prefeitura de São Paulo. Frente a menor procura para realização shows, eventos e jogos futebolísticos, devido a aparição das grandes arenas, estabelecer um método rentável de utilização através da iniciativa privada tornou-se uma necessidade.


“Hoje a relação de arrecadação e custos não é favorável, tanto que já existe um grupo de trabalho responsável pela modelagem de concessão. Essa iniciativa vai trazer mais investimentos e as pessoas poderão usufruir ainda mais do estádio” destacou o Secretário de Esporte e Lazer, Jorge Damião.


Estádio do Povo


O Pacaembu tem hoje quase 12 mil associados, oferecendo aulas de 14 modalidades esportivas distintas, com média de 301 usuários por dia, além dos 635 turistas que visitam o estádio todos os dia.

Foto: Arquivo SEME – Natação, uma das 14 modalidades oferecidas


Para participar das aulas esportivas basta fazer a carteirinha, levando consigo o RG e comprovante de residência (original e cópia simples) e uma foto 2×2. Após a finalização desse processo, é necessário inscrever-se em uma das aulas oferecidas pelo Pacaembu.


O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, administrado pela Secretaria de Esportes e Lazer, fica na Praça Charles Muller, s/nº. Para mais informações, o telefone é (11) 3664-4650.
Texto: Stefano Machado

Foto: Arquivo SEME –  Placar do Pacaembu

Para acompanhar o calendário basta nos seguir no Facebook, Instagram e Twitter.