8ª edição dos Jogos Escolares começou!

Abertura aconteceu na última sexta. Evento segue até o dia 23

O mês de novembro começou em clima de competição para os alunos da rede de ensino pública e privada de São Paulo. Na sexta-feira (04), o Centro Esportivo Riyuso Ogawa – Vila Guarani, na Rua Lussanvira, 178 – Jabaquara, reuniu 20 escolas do município para iniciar a 8ª Edição dos Jogos Escolares.

O evento, realizado com apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, tem o objetivo de fortalecer o esporte. Tanto que a abertura realizada ontem (04) contou com a presença do atleta da Seleção Brasileira de Atletismo que, inclusive, esteve na Rio 2016, Éder Antônio Souza, de 30 anos. Para ele, os Jogos são “uma boa ideia para incentivar a criançada”, além de ser “muito importante para a formação de um cidadão, antes mesmo como atleta”.

DSC_1122 (1)DSC_1095

Para o coordenador do Centro Esportivo, José Carlos Faraj, a competição também “serve para integração entre essas crianças”. Segundo o professor Everton Ricardo Domingos Santos, 34 anos, os Jogos começaram a partir da ideia dos educadores das escolas da região, que se organizavam para fazer amistosos e “eu percebi que isso poderia se tornar os Jogos”.

Este ano, estão participando os estudantes da 5ª série ao 3° ano do ensino médio, das escolas: E.E. Dr. Carlos Augusto de Freitas Villalva Júnior, E. Profª Zenaide Lopes de Oliveira Godoy, E. E. João Amos Comenius, E. E. Conde José Vicente de Azevedo, E. E. Prof. Dogival Barros Gomes, E. E. Domingos Quirino Ferreira, E. E. João Ramalho, EMEF Cacilda Becker, E. E. Profª Julia Della Casa Paula, Colégio 23 de Outubro, E. E. Prof. Isaltino de Mello, E.E. Major Arcy, EMEF Nelson Pimentel Queiroz, E.E. Doutor João Ernesto Faggin, E E Prof. Luiz Simione Sobrinho, EE Professor Doutor Lauro Pereira, EMEF 22 de Março, EMEFM Professor Derville Allegretti, além das ETECs – pela primeira vez –  Getúlio Vargas e Santa Isabel.

DSC_1063DSC_1039

DSC_1023psite

Os pequenos Gabriel Carvalho dos Santos e Pedro Henrique estavam ansiosos para começar a jogar basquete. Eles têm 12 anos e vão defender a escola E. E. Major Arcy. Pedro conta que gosta muito de praticar o esporte, já Gabriel diz que espera que seu colégio leve a vitória.

Durante todos os dias, até 23 de novembro, os jovens competem em atividades como: basquete, futebol, futsal, handebol, vôlei, dança, atletismo, damas, skate, tênis de mesa e xadrez, nas categorias masculino e feminino. A premiação acontece por modalidade e também há uma pontuação geral, que nomeia a escola campeã. Em 2015, a rede de ensino que levantou a taça foi a E.E. Dr. Carlos Augusto de Freitas Villalva Júnior.

 

Fotos e Texto: Fabiana Rosa – frosasilva@prefeitura.sp.gov.br