Estádio Mie Nishi oferece vagas gratuitas para a prática do Beisebol

Localizado ao lado do centro de esportes radicais, o espaço possui um campo com as medidas oficiais das grandes ligas

DSC_0851

Acredita-se que o Beisebol tenha sido criado nos Estados Unidos, por volta de 1839, através de influências britânicas. Contudo, a explosão da modalidade no Brasil é recente. O advento da internet e Televisão a cabo possibilitou o contato com a MBL (Major League Baseball), principal liga norte-americana e também a mais rica do mundo, com investimentos que ultrapassam os 700 milhões/ano entre transferências e patrocínios.

Nesse cenário de expansão, todas as atividades do estádio municipal de beisebol são voltados para ensinar os fundamentos básicos do esporte,  através de diferentes turmas organizadas por faixas etárias. Vale ressaltar que não existe idade para começar, prova disso é time de Masters, que costuma treinar todas as quartas na parte da manhã, reunindo praticantes que ultrapassam os 89 anos de idade.

Devido a inclusão do beisebol nas olimpíadas de Tóquio 2020, a modalidade tem sido mais procurada por curiosos. Entre esses interessados encontramos um grupo de universitárias que estão desenvolvendo um trabalho acadêmico, o caráter da atividade consiste em  conhecer a vivência de um treinador

.“Nós estamos tentando divulgar o esporte na faculdade, porque o pessoal só fala de futebol e vôlei. Alguns acham que o esporte nem existem no Brasil”, concordaram as alunas Natália Maesqui, Amanda Moretti  e Jaqueline Souza, do curso de educação física.

A voz da experiência

Tatsumi Mizucosi é um apaixonado pelo beisebol há 46 anos, fato que proporcionou a ele a oportunidade de participar de todas as categorias nacionais. O longo tempo dentro do esporte, percorrido pelo descendente nipônico, facilitou a sua entrada em diferentes times e cidades do Brasil. Apóso final da fase atlética, o paulista da cidade de Pereira Barreto seguiu o caminho de treinador.

“O esporte precisa de bastante divulgação. Afinal, para o jovem é melhor ficar brincando no campo do que desocupado em casa” ressaltou o treinador.

 

 

Jovem Talento

O atleta de 21 anos, Victor Gomes Yamaguchi, se interessou pela atividade através dos campeonatos transmitidos pela televisão, contudo, frente ao obstáculo de encontrar um local para treinar, contou com a sorte ao avistar algumas pessoas jogando, enquanto passava de carro pela marginal Tietê. Decorridos 1 ano e 6 meses do episódio, Victor já participou campeonatos nacionais, de nível iniciante, e almeja os jogos de 2020 em Tóquio.

“A principal lição do Beisebol é o trabalho em equipe” afirmou o estudante de engenharia.

Para quem se interessou e quer participar, basta ligar no número 3221-5105, o atendimento é de segunda a sexta das 8hs às 17hs.

As aulas de Beisebol costumam ser as terças e quintas, a partir das 14hs, porém de acordo com a disponibilidade dos alunos, novos horários e dias podem ser acordados. O estádio que é administrado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação esta localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, nº 5446, no Bom Retiro.

Texto: Stefano Machado  – stefanomsilva@prefeitura.sp.gov.br

Foto: Fabiana Rosa  –  frosasilva@prefeitura.sp.gov.br