Série: De olho nas Olimpíadas – Ginástica do COTP

Modalidade destaca-se entre os atletas mirins

No dia 05 agosto de 2016, iniciam-se as Olimpíadas do Rio de Janeiro. A disputa reunirá milhares de atletas de 39 modalidades e terá duração de 17 dias. Pensando nisto, a série “De olho nas Olimpíadas”, tratará sobre as modalidades olímpicas que podem ser encontradas no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa.

No caso da ginástica, atletas mirins de 7 a 15 anos podem aprender sobre o esporte e futuramente se profissionalizar no local, abrindo espaço para competir em campeonatos nacionais e internacionais.

Caio Guilherme, 35, é treinador de ginástica no COTP há 9 anos e fala sobre seu trabalho com os atletas: “Estou aqui desde 2007. Este é o maior desafio da minha vida”, diz. De olho nos Jogos Olímpicos de 2016, ele se voluntariou para o evento e comenta: “Vou estar lá, então minhas expectativas são gigantes!”.
 

As promessas do esporte

Atleta mirim da modalidade, Patrick Sampaio (à esquerda) começou na ginástica aos 8 anos, quando entrou no COTP. Hoje, aos 14, coleciona medalhas: primeiro  lugar no Campeonato Sul-Americano, segundo no Campeonato Brasileiro e primeiro no Campeonato Paulista. “A ginástica para mim é vida”, comenta.

Já Bruno Ferreira (à direita), 12 anos, começou em outro clube, mas após algum tempo treinando conseguiu entrar no COTP. “A ginástica significa um sonho para mim. Quero virar um grande ginasta”, diz. Animado para os Jogos do Rio, conta: “Eu não posso perder!”.


Entre as meninas, Letícia dos Santos, destaca-se. Com apenas 7 anos, a atleta esbanja força e flexibilidade. “A Daiane dos Santos é a atleta que eu mais gosto. Quero ser uma grande ginasta quando eu crescer”, diz.


Texto:
Daniel Alves - dalves@prefeitura.sp.gov.br
Foto: Estela Gomes - ecgomes@prefeitura.sp.gov.br