Campeões Natos

Centro Esportivo da zona leste que abriga projeto “Nasci para vencer” ganha ginásio poliesportivo

 

O dia 7 de maio de 2016 mudará a vida de muitos na comunidade da Cohab 2 – Itaquera. O Centro Esportivo José Bonifácio recebeu um novo ginásio poliesportivo. O espaço poderá receber diversas modalidades de esportes de quadra e também artes marciais. O secretário José Lorenzo Messina esteve presente na inauguração do espaço.

A estrutura, que estava no Centro Esportivo Tietê, deu vida a um sonho antigo do mestre de Jiu-Jitsu Everdan da Silva, 49, mais conhecido como Mestre Dan. Fundador do projeto Nasci Para Vencer, que tira principalmente crianças da rua e as introduz no esporte. “O meu sonho era montar um ginásio e mais ainda tirar a molecada da rua. Eu cresci nas ruas e sei que o assédio pelas drogas é grande até hoje. É um sonho realizado”, diz Mestre Dan, lembrando que desde sempre era apenas um cantinho com um colchonete no chão. “É tudo na raça”, completa.

E foi assim, com garra e força de vontade, que o projeto já exportou grandes campeões. O caso mais famoso está atualmente no UFC. Serginho Moraes, peso meio-médio, tem um cartel com dez vitórias, três derrotas e um empate na categoria. O caso de sucesso serve de inspiração para o Luiz Antônio, 15, e Guilherme Avelino, 12, que já participam das aulas do Mestre Dan há cinco e seis anos, respectivamente.

Para ambos, o principal benefício do ginásio para a comunidade será a possibilidade de mais pessoas poderem fazerem parte do projeto. “Tem muita gente na fila de espera e os dois horários estavam lotados”, explica Guilherme. “Esse tatame é muito maior, vai poder agregar mais crianças, adultos... Bem melhor”, completa Luiz Antônio, o “Luizinho”, que assim como seu amigo, confessa que a maior mudança desde o seu início no Jiu-Jitsu foi o aumento de sua disciplina.

O secretário José Lorenzo Messina acredita que as vantagens do ginásio vão muito além do esporte. “Além de poderem praticar várias modalidades de artes marciais e outros esportes, há também o benefício de conviver com pessoas e poder desenvolver e aprender com as vitórias, derrotas e com pessoas que te dão condições de crescer na vida”, afirma o secretário, que ainda destaca o papel da Subprefeitura de Itaquera e da engenharia da SEME.

 

Texto: Guilherme Guidetti - gguidetti@prefeitura.sp.gov.br
Fotos: Estella Cezare – ecgomes@prefeitura.sp.gov.br