Esporte praticado no frio requer atenção para evitar lesões

Com cinco etapas previstas até o fim do inverno, aprenda a correr com segurança nas Corridas de Rua e demais atividades físicas

A estação mais fria do ano deu uma trégua nos últimos dias. Ainda assim, o atleta deve ficar atento aos riscos de lesões musculares.

Seja ao pedalar, correr ou chutar uma bola, a prática esportiva no frio requer atenção devido ao fluxo sanguíneo destinado aos músculos. Com o corpo em repouso, o índice dessa corrente sanguínea é muito baixo em relação ao resto do corpo. Quando iniciamos a atividade física, os músculos do nosso corpo – principalmente os das regiões da coxa e panturrilha – necessitam de uma maior circulação de sangue, o que pode ocorrer com menor velocidade devido à temperatura. Com isso, o atleta fica passivo de sofrer uma distensão muscular com maior facilidade.

A prevenção para esse tipo de lesão é bem simples e bem conhecida por qualquer atleta. Antes do exercício físico, é altamente recomendável que se faça um aquecimento prévio. Essa prática serve para que o envio de sangue para os músculos do corpo ocorra de maneira gradativa e sem exigir muito esforço da musculatura. Se você praticar esportes de explosão, como corridas curtas ou mesmo o futebol com os amigos no fim de semana, o ideal é que se faça o aquecimento com uma simples caminhada ou algumas corridas em volta da quadra. O mesmo vale para as corridas de rua. Além disso, vale o lembrete que o ideal é que se faça o alongamento regularmente e sempre antes das atividades físicas.

As etapas da Corrida de Rua e Caminhada da Família que ocorrerão ainda durante o inverno são a da Lapa (26/07), a de Pinheiros - Butantã (09/08), a do Jabaquara - Ipiranga (16/08), a do Jaçanã (13/09) e a da Sé - Vila Mariana (20/09). Todas as corridas acontecem com a organização da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME), supervisão da Federação Paulista de Atletismo e apoio da Rede Globo.

Texto: Guilherme Guidetti - gguidetti@prefeitura.sp.gov.br
Foto: Shutterstock / UOL / Reprodução
Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!