Confrontos das estreias

Saiba como a Seleção de Itaquera está se preparando para a final da Copa SP14; equipe fará terceiro amistoso neste sábado (11)

A preparação para a final da Série Ouro da Copa SP14 está intensa na zona leste. Depois de seis semanas de competição, nove gols e uma decisão nos pênaltis, a seleção de Itaquera está em busca de novos desafios. Nesse período, a expressão “pela primeira vez” marca presença no cotidiano da seleção. As primeiras estreias aconteceram em Cidade Líder, bairro vizinho ao centro de treinamento dos finalistas, no amistoso contra o time Sub-15 do Líder Pool.

Itaquera venceu a partida por 2 a 1. O camisa 2 do Líder Pool, Pet, abriu o placar com um gol contra. Fabrício empatou a partida, mas o atacante Henrique fez o gol da vitória de Itaquera. O amistoso aconteceu no Clube da Comunidade (CDC) Líder e foi o primeiro compromisso oficial da história do Líder Pool.

“O adversário era de uma categoria acima deles. Diante disso, eles se comportaram de forma correta em campo. Temos que manter o ritmo de jogo”, destaca o técnico da seleção de Itaquera, Gilberto Roque. “Eles são bons, mas nós já estávamos treinando”, complementa o jogador Pedro Malva, conhecido como Pedro Blee’s.

Apesar da derrota, os garotos do Líder Pool reagiram bem diante do primeiro desafio da equipe. Fabrício comentou a importância da partida para o time: “O jogo foi muito bom, mas teve muitas falhas. Muita gente perdeu o gol por falta de experiência, então isso atrapalhou um pouco. Mas, para o primeiro jogo da história do Liverpool, aliás, LiderPool, mas para o próximo jogo voltaremos bem melhor”, analisou o segundo volante.

Confundir o nome do time inglês com o da equipe paulistana não é um privilégio de Fabrício. Um dos fundadores do time, João Nery, coordenador da comissão técnica do Líder Pool, confessou torcer pelos Reds. Joquinha também comentou que aprecia as músicas da banda mais famosa da cidade inglesa, os Beatles. O Líder Pool vai participar da Taça Cidade de São Paulo de Futebol Masculino, que começa em maio.

O segundo desafio aconteceu na última terça-feira (07), contra a equipe do ACIC Corinthians. Itaquera venceu a partida por 3 a 0, com dois gols de Pedro Louco e um de Jhonata. Na ocasião, os jogadores da seleção finalista da Copa SP14 ganharam álbuns da Copa América.

Placares diferentes, notas iguais. Para Gilberto, o desempenho da seleção de Itaquera mereceu nota 6 nas duas ocasiões: “Ainda precisamos melhorar a questão de comportamento tático e coletivo da equipe, pois se trata de um único jogo da grande final”, avalia.

O próximo amistoso de Itaquera está marcado para este sábado (11), às 17h, contra o time Sub-15 da Escola Dom Bosco. A partida acontecerá no Centro Esportivo José Bonifácio.

Segredos e surpresas

As estreias também aconteceram fora das quatro linhas. Rosely Aparecida Ribeiro mudou a rotina para acompanhar um treino do filho, Pedro Augusto, pela primeira vez. “Trabalho todas as noites. Hoje resolvi deixar de dormir para fazer isso”, afirmou a auxiliar administrativa, que atua em duas unidades hospitalares na região de Artur Alvim, também na zona leste. Rosely conseguiu folga nos dois empregos para acompanhar a grande final da Copa SP14. Rosely preferiu não avisar Pedro de que iria assistir à partida no CDC Líder.

Conhecido na equipe como Pedro Louco, o atleta começou a jogar futebol no Centro Esportivo José Bonifácio. Pedro quer ser jogador profissional, mas tem um plano B inusitado: “Ele sempre fala na comunidade em que nós vamos que, se ele não for jogador de futebol, ele será padre. Olha as disparidades!”, comentou Rosely. Depois do jogo-treino, Pedro confirmou a declaração dada pela mãe: “Tenho um monte de sonhos: em ser padre, ser professor... É legal a profissão do padre”, ressaltou o jogador.

Depois da partida, simpatia e timidez misturaram-se nas falas do autor do gol da vitória de Itaquera. Durante a conversa, Henrique contou que teve um sonho com a final da Série Ouro. Na ocasião, ele marcava um gol no Pacaembu. Outros atletas sonham acordados com a última partida da Copa SP14 desta temporada. Um deles é Pedro Blee’s: “Sempre peço a Deus para marcar um gol no Pacaembu, realizar com frieza as jogadas e ajudar meu time”, afirmou.

Revanche é outra palavra que está em alta em Itaquera. A Copa SP14 deste ano começou com o clássico da zona leste pelo grupo H. Na ocasião, Guaianases venceu o jogo por 1 a 0. “Perdemos muitos gols. Vai ser de igual pra igual, só que nosso time tem vontade, garra e força. Nós vamos com tudo pra cima deles!”, enalteceu Pedro Blee’s. “O primeiro jogo foi um aprendizado para nós. Queremos que dar o troco na final para sermos campeões”, completou Pedro Louco.

Ansiedade. Essa palavra vai acompanhar os finalistas da Copa SP14 até o dia 25 de abril. No caso de Itaquera, driblar esse sentimento tornou-se o principal desafio do técnico Gilberto Roque. Além dos treinamentos táticos e técnicos, Gilberto destaca a importância do fator psicológico para a grande final: “A motivação pode ajudar ou atrapalhar. Vai depender da reação de cada menino para esse tipo de jogo, que é muito importante.” Para completar a lista de estreias, a partida final será a primeira vez em que trabalhará como técnico no Pacaembu.

As curiosidades sobre a seleção de Itaquera não acabam aqui: a maioria do time torce pelo Corinthians. Em toda a equipe, só há dois são-paulinos e um santista. Para a alegria dos garotos, eles moram nos arredores do estádio do Timão.

Enquanto isso, na vizinhança...

A seleção de Guaianases também está treinando firme para atuar no Pacaembu. Na última quinta-feira (10), o time venceu S.E.Paulistinha por 2 a 0, no CEU Jambeiro. Os gols foram marcados por Denis Araújo e Lukas Sampaio.

O duelo Itaquera x Guaianases pode ser novidade na final da Copa SP14, mas é um verdadeiro clássico na zona leste. O confronto entre o time de José Bonifácio (JB) e o Botafogo de Guaianases tem pelo menos seis anos de história. Em 2014, a equipe representou a seleção de Equador e foi eliminada nas oitavas de final. Para esta temporada, o time foi completamente renovado. Já Guaianases defendeu a camisa da Colômbia no ano passado.

Na próxima semana, acompanhe a rotina de treinamentos e as curiosidades sobre a seleção de Guaianases.

Texto:

Juliana Salles - jsalles@prefeitura.sp.gov.br

Foto:

Stephanie Frasson - sbffranco@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!