Do Butantã para o mundo

Conheça a história da nova promessa do futebol brasileiro

 

 

Ele é cheio de estilo, tem pose, jeito e cara de futebolista. Com apenas 13 anos, já mostra muita categoria e talento de sobra. Estamos falando do Hiago Vinicius Souza da Costa, o camisa 11 da seleção do Butantã.

Com o cabelo “à la Neymar”, o jovem revela: “Ele é minha maior inspiração”. E as semelhanças vão além. O atleta nasceu exatos dez anos após seu ídolo do coração, no ano de 2002. Diferenças à parte, Hiago não torce para o alvinegro da Vila Belmiro, mas para o time do Parque São Jorge.

O sonho de ser jogador não para, nem nas horas vagas. O atleta confessa, que além dos treinos semanais e jogos, gosta de bater uma bolinha quando tem um tempo livre. Ele não se imagina longe do futebol: “Não sei o que seria se não fosse jogador”.

Com orgulho, a mãe do atleta, Mari Costa, diz: "Tenho muito orgulho dele, é um menino que não me dá trabalho algum, só tenho que agradecer a Deus, ele é muito tranquilo". E revela um segredo do futebolista: "Ele gosta muito de contar piadas mais sempre ri antes de acabar. Pra contar piadas, ele é péssimo.”

Já o treinador José Reinaldo da Silva destaca as qualidades técnicas do rapaz, que chamam a atenção: "O Hiago tem drible em velocidade e uma boa altura, pois é 2002”. Para o futuro do jogador, Silva ainda diz: “Ele só precisa treinar mais para aprimorar suas técnicas, porque pode chegar num nível de usar as duas pernas, tanto no drible como na finalização e o cabeceio”. Fora dos gramados, o técnico faz questão de deixar bem claro que o perfil “piadista” se mostra sempre presente: "Ele é muito bom de grupo, alegre".

Juliano, Fernando e Wladmir, membros da comissão técnica, conhecem o jovem desde os primeiros passos com a bola e revelam: “Conhecemos o Hiagão ainda criança, jogando society. Sempre alegre, educado e muito habilidoso com a bola no pé, chamava a atenção de todos que assistiam”, destaca Juliano, em nome dos companheiros de equipe.

O estilo “Neymar” de Hiago não passa despercebido: “Ele é muito vaidoso, vive cuidando da cabeleira”, revela Juliano. Sua mãe completa: "Ele detesta cortar o cabelo".

Segundo eles, hoje o jovem demonstra além da aptidão com a bola, muita determinação nos jogos: “Dentro do campo, ele deixa de ser menino e se transforma num grande atleta, com muita garra e vontade”.

 


 

FICHA TÉCNICA

Nome: Hiago Vinícius Souza Da Costa
Nascimento: 08/03/2002
Mãe: Mari costa , Gerente de Vendas
Pai: Thiago costa, Auxiliar de Serviço Gerais
Irmãos: Não tem
Sonho: Ser jogador de futebol
Inspiração: Ver o Neymar jogar
Time: Corinthians
Ídolo: Neymar
Posição em que joga: Atacante
Escola: 9º ano/8ª Série
Se não fosse jogador, seria: Não sei

Texto e Fotos: Stephanie Frasson – sbffranco@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!