Responsabilidade de gente grande

Apesar da pouca idade, os meninos bons de bola dão uma bela lição de vida

“Desde a primeira partida, nós evoluímos muito”, foi o que disse Pedro Alves, de apenas 13 anos, jogador do time da Sé, depois a derrota por pênaltis sofrida por sua equipe. O pequeno Rhuan Dantas, 14 anos, artilheiro do time da região central, completa: “Jogamos bem, mas perdemos. O importante é que aprendemos bastante”. Logo após o jogo, apesar da tristeza pela derrota, os garotos se mostravam felizes por honrar a camisa roxa.

Pouco antes de entrar em campo contra o time de Santana/Tucuruvi, Hudson da Silva, de 14 anos, meia da “seleção” Aricanduva/Vila Formosa destaca: “apesar da rivalidade, o torneio é divertido”. Ele que está na 8ª série e joga com seu irmão, o pequeno Rickelme de apenas 13 anos. Filhos de uma costureira e moradores do Jardim Sinhá, o mais velho ainda é famoso por ter participado do clipe “País do Futebol”, do MC Guimê, junto com o rapper Emicida e o jogador Neymar.




Luis Filipi Monteiro, goleiro da Mooca, de apenas 13 anos, diz: “mesmo a gente sendo eliminado, tínhamos bons jogadores e técnicos”, ressaltando a qualidade do torneio. Quando pergunto se consegue se imaginar jogando profissionalmente, ele responde: “Claro, né”.

Para esses meninos, mais que uma simples competição, a Copa SP14 é a chance de mostrar seu talento e de alguma forma sentir o peso de, literalmente, vestir a camisa. Determinação, coragem e muita vibração. Os garotos jogam cada partida com toda sua força (às vezes aos gritos dos técnicos e pais), mostrando desde pequenos que, mais que habilidade, futebol está no sangue.


OITAVAS DE FINAL

Os adolescentes têm até 14 anos, mas a competição é de gente grande. Neste sábado começou o famoso “mata-mata”. A partir de então, as equipes divididas em Taça Ouro (os dois primeiros colocados de cada grupo) e Taça Prata (os dois últimos) vão sendo eliminadas de acordo com seu desempenho.

No primeiro confronto dos grupos E e F, no CE Aclimação, a partida terminou empatada em 2x2 e prosseguiu para os pênaltis. A equipe de Sapopemba levou a melhor e joga a próxima partida contra o time do Campo Limpo.

O segundo jogo foi uma verdadeira goleada. A equipe Santana/Tucuruvi conseguiu fazer 5 gols em cima do time vindo da zona leste, Aricanduva/Vila Formosa. Eles jogam a próxima fase contra os meninos de Itaquera.

Na última partida do dia, Mooca e Vila Maria/Vila Guilherme protagonizaram um dos embates mais emocionantes. Os “camisa vermelha” venceram o time verde por dois gols de diferença e jogam a próxima partida em casa, contra a equipe de Pirituba/Jaraguá.

  

 

Texto e Fotos: Stephanie Frasson – sbffranco@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!