Já pensou em praticar bocha?

Onze centros esportivos municipais têm espaço para a modalidade

  

 

Precisão, excelente mira, estratégia e paciência. Esses são os requisitos fundamentais pra quem quer se aventurar no mundo da bocha. O esporte também pode ser uma ótima forma de distração, movimentando o corpo e a mente.

O local em que se pratica o esporte é chamado de “cancha”, com 26,50m de comprimento e 4m de largura. A bocha deve ser jogada com no mínimo duas pessoas se enfrentando diretamente, ou equipes de até quatro jogadores. O jogo consiste em lançar bolas para que se aproximem do bolim. Ganha quem fizer primeiro 15 pontos. Apesar de popular entre os idosos, o esporte vem ganhando força entre os jovens que, inclusive, são a maioria nos campeonatos.

Sua origem ainda é incerta. Alguns historiadores afirmam que a modalidade remonta um jogo praticado no antigo Egito e Grécia, em que eram usados objetos esféricos, pedras arredondadas. Outros concluem que o esporte tem suas origens na Itália, ainda com o Império Romano, praticado com o nome de “boccie”.

O jogo foi trazido para a América do Sul pelos imigrantes italianos, primeiro para a Argentina e mais tarde para outros países. São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul foram os pioneiros desta modalidade no Brasil. Em 1964, foi realizado em São Paulo o primeiro Campeonato Brasileiro de Bocha, tendo como participantes os estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A equipe gaúcha levou o troféu pra casa.

Mas, o primeiro Campeonato Mundial de Bocha só foi conquistado pela equipe brasileira em 2006, em Montenegro, no estado do Rio Grande do Sul, deixando para trás os italianos. Um dos integrantes da equipe campeã brasileira foi Rubens Barrichelo, avô do piloto de Fórmula 1, Rubinho Barrichello. Hoje, grandes clubes do país como Corinthians, Cruzeiro e Palmeiras têm equipes que competem nesta modalidade.

Nos centros esportivos municipais, de norte a sul da capital paulistana, também é possível praticar o esporte. Onze clubes contam com canchas de bocha específicas para a prática esportiva, como o CE Jardim São Paulo, que retratamos nas fotos para esta matéria. Confira quais são os locais para praticar a bocha no link.

 


Texto e fotos: Stephanie Frasson – sbffranco@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!