Extremo sul de SP recebe atividades da Virada Esportiva pela primeira vez

Parque Natural Municipal Varginha foi aberto ao público pela primeira vez durante o evento

 

Em sete edições, a Virada Esportiva chegou a Represa Guarapiranga, aos Centros Educacionais Unificados Cidade Dutra e Alvarenga, ao SESC Interlagos e a alguns clubes da comunidade (CDCs) da zona sul. Na oitava vez, a maratona de esportes foi mais longe e alcançou a Chácara Santo Amaro, bairro localizado a 35 km do centro de São Paulo. A “Aventura no Extremo Sul” contou com barcos infláveis, trilhas, técnicas verticais e aconteceu no Parque Natural Municipal Varginha (PNMV).

O final de semana na região foi composto por outra estreia. Além das atividades inéditas da Virada na região, o Parque Varginha ainda não tinha sido aberto ao público até o dia 20 de setembro. “A ideia da Aventura no Extremo Sul é mostrar que a população local pode ter outras formas de lazer além do futebol. Essa é uma iniciativa, um termômetro de como seria a receptividade das pessoas com a abertura do parque”, declarou Marcelo Caetano “Coquinho”, coordenador de canoagem da Adventure Camp, empresa organizadora do evento, realizado em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (SEME).


As atividades no PNMV foram divididas em três núcleos: trekking, técnicas verticais e canoagem. As atividades com barcos infláveis ocorreram às margens da Represa Billings. A trilha que ligava a base a área de canoagem tinha 2,5 km. O Slack line, falsa baiana e teia ficaram a menos de um quilômetro da entrada do parque. Frutas foram distribuídas gratuitamente na base da Adventure Camp. Circuitos de bicicleta completaram a programação no Extremo Sul.


Muitos moradores da Chácara Santo Amaro nunca participaram da Virada Esportiva antes de 2014. Foi o caso de Moacir Dias de Oliveira, de 50 anos. “As atividades oferecidas atenderam minhas expectativas”, afirmou o mecânico de ar-condicionado, que reside na região há nove anos.


A Nova Brotas
O potencial ecoturístico da Subprefeitura de Parelheiros é aproveitado há mais de uma década por moradores da região. Proprietário da Empresa SelvaSP Canoar, Juliano Prado estava no Parque Natural Municipal Varginha para auxiliar a Adventure Camp na organização e acompanhamento das atividades.


Prado é um dos responsáveis por elaborar roteiros esportivos no extremo sul. Canoagem com duck, trilhas e mountain bike são algumas das atividades oferecidas pela SelvaSP. “Em 2000, as pessoas nos chamavam de malucos: ‘Fazer ecoturismo e ecoaventura dentro da cidade de São Paulo?’. Para eles, era impossível, pois a imagem que muitas pessoas tem de São Paulo é que a cidade é uma selva de pedra. Ouço muitas outras pessoas comentando que temos uma Brotas dentro da cidade de São Paulo. Temos o último rio limpo da cidade, o Capivari”, enfatizou Prado, morador de Engenheiro Marsilac, distrito mais ao sul da metrópole. A SelvaSP Canoar chega a atender 80 pessoas por mês. “A ideia é que as pessoas venham aqui, mas com organização e controle. Não podemos desordenar a demanda no território”, explicou Juliano.


Não são apenas os esportes radicais que predominam no extremo sul de São Paulo. Passeios ciclísticos são cada vez mais comuns na região. Além da famosa Rota Márcio Prado, que passa pela Ilha do Bororé, o passeio anual da Área de Preservação Ambiental (APA) Bororé-Colônia também ganha destaque. As rotas têm de 30 a 35 km de extensão e passam por pontos turísticos locais, como as antigas olarias do Parque Florestal e a Casa do Jusa, antigo morador alemão de Parelheiros.


O organizador do passeio, Fernando de Souza, ressalta a importância do evento: “É uma forma de divulgar a região para as pessoas e sensibilizá-las quanto a preservação do local”, afirma o mecânico de bicicletas e morador de Vargem Grande. O bairro é famoso por abrigar a Cratera da Colônia, principal patrimônio geológico da cidade.


Para quem não aproveitou a Virada no Extremo Sul nesse ano, o instrutor de canoagem Marcelo Caetano traz boas notícias: “Para 2015, já percebemos que há dois parques na região que tem potencial para serem trabalhados: o Bororé e o Itaim. Queremos ampliar a área de atuação durante a Virada. Só precisaremos trabalhar melhor a questão da mobilidade, pois o acesso aos dois parques é muito restrito”, projeta Caetano.

Preservação ambiental
Com área equivalente a um quinto da capital paulista, as APAs Bororé-Colônia e Capivari-Monos possuem mais de 30 cachoeiras. A maior queda tem 70 metros de altura. Pesqueiros, campings, aldeias indígenas, porções da Serra do Mar e estações históricos de trem completam a paisagem do extremo sul.


Clique aqui e saiba mais sobre o ecoturismo no Extremo Sul de São Paulo.

 

Reportagem:

Ana Paula Silva

Juliana Salles

Silvia Flesch


Texto: Juliana Salles

 

Foto 1: Ana Paula Silva

Foto 2: Blog Visite São Paulo - Duck no Capivari

Foto 3: Época São Paulo - Guia gratuito revela trilhas e áreas verdes de São Paulo