A Sétima Arena

Massagens, danças, teatro e atividades físicas voltadas para idosos integraram a programação da Virada Esportiva no Vale do Anhangabaú

Oficialmente, a Virada Esportiva 2014 teve seis arenas. Na prática, o Vale do Anhangabaú contou com uma programação especialmente voltada a um público específico: a terceira idade. Avaliação física, alongamento, danças, tai chi chuan, teatro, quiropraxia e reflexologia movimentaram a Arena do Idoso no último sábado (20), dentro do Centro de Referência da Cidadania do Idoso (Espaço CRECI).

 

“É a primeira vez que participo da Virada, mas estou achando o evento maravilhoso. Estou fazendo tai-chi-chuan no CE Jardim São Vicente há quatro meses e vim para cá”, relatou o aposentado José Brasílio dos Santos. Maria Ramalho, de 68 anos, e Lorivaldo Gonçalves, de 74, também estavam bem animados: “Estou adorando. Já fizemos avaliação, massagem, exercícios físicos e também já dançamos”, contou Maria, que também participava da Virada pela primeira vez.

 

A supervisora do núcleo de lazer da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (SEME), Dineia Cardoso, ressaltou os objetivos da Arena do Idoso: “Esse espaço é uma academia como nós gostaríamos que o idoso tivesse na cidade. O idoso chega e faz sua avaliação física. Depois disso, ele recebe uma ficha com informações sobre os diversos centros esportivos municipais. Após essa etapa, ele terá acesso a outras atividades, desde o alongamento até as danças latinas. Certamente, esse foi um ponto de tranquilidade em meio aos esportes radicais no Anhangabaú”, comentou Dineia. Fora do período da Virada Esportiva, a supervisora da SEME é responsável pela organização do Programa Vem Dançar, bailes temáticos voltados aos idosos.

 

Uma das atrações mais esperadas no Espaço CRECI foi o Teatro para a Terceira Idade. A apresentação da peça “Quimera”, do Grupo Loucos por Teatro (LouPT), animou a tarde na sétima arena. Além dos limites cronológicos da Virada, o professor Osvaldo Coelho dá aulas de teatro para pessoas acima de 60 anos no Centro Esportivo Santana, na zona norte: “o processo utilizado é o mesmo daquele usado para crianças e adolescentes. Nosso principal cuidado é aliviar um pouco a parte mecânica dos exercícios, já que muitos idosos têm limitações motoras. Com relação à movimentação de palco e de cena, é tudo a mesma coisa”, explica Coelho. As oficinas teatrais acontecem todos os sábados, das 10h às 12h, na Rua Santos Dumont, 1318, Santana. As aulas são gratuitas.

 

 

Texto: Juliana Salles