Temático de Artes Marciais promoveu aulas abertas, na Virada Esportiva

O público que passou pela Arena pode aproveitar para conhecer um pouco sobre cada modalidade

 

A 8ª edição da Virada Esportiva, em São Paulo, contou com aproximadamente 2 mil atividades espalhadas pelos 418 endereços da capital. O evento aconteceu durante os dias 20 e 21 de setembro, contou com atrações diversas e em especial com aulas abertas de nove modalidades de artes marcial.

A tenda do Temático ficou montada no Vale do Anhangabaú, quem passou por lá pode conferir as apresentações e participar das aulas:

 

Kung Fu e Tai Chi Chuan

A modalidade foi representada pelo Mestre Magdiel Soares, que apresentou a “Dança do Leão”, na qual os atletas se vestiram com a fantasia e demonstraram os movimentos de um leão. Foi liberado o acesso do público a uma aula para conhecimentos gerais da modalidade.

 

Karatê

Considerada a “Arte das mãos vazias”, a modalidade foi representada de duas maneiras: o Karatê adaptado e o Karatê de Alto Rendimento. Pessoas com deficiência visual, intelectual e síndrome de down fizeram apresentações de golpes. Já os alunos de alto rendimento apresentaram demonstrações de algumas categorias do karatê, como o Shotokan e o Kobudô com bastão.

 

Capoeira

A famosa “Roda de Capoeira” foi apresentada ao público, que demonstrou em três passos a como jogar capoeira. No domingo, uma apresentação sobre as lendas da cultura negra na Capoeira chamou atenção de quem passava pela arena.

 

Taekwondo

Segundo o mestre Claudio Perez, o Taekwondo traz as pessoas Respeito e Disciplina. Considerada uma arte dos homens voadores, os atletas fizeram uma apresentação dos socos e chutes utilizados na modalidade. As crianças que participaram da aula aberta adoraram praticar.

 

Kickboxing

Técnicas de socos e chutes em aparadores e no ringue foram demonstradas na arena.

 

Boxe

Durante a noite de sábado foram apresentadas técnicas de socos e esquivas, os fundamentos básicos do boxe.

 

Judô e Jiu Jitsu

Ambas as modalidades demonstraram as técnicas que foram utilizadas na luta, que são conhecidas como “Luta de chão”. É preciso de força e agilidade para praticar.

Não há restrições para praticar lutas. Independente da idade e do sexo, a arte marcial além de proporcionar condição física auxilia também na postura e a ter responsabilidade.

O programa “Temático de Artes Marciais” visa à inclusão social e a diminuição da vulnerabilidade, ampliando a cultura corporal e a melhoria da qualidade de vida, afim de revelar talentos para as modalidades. O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, implantado nos Centros Esportivos, com 9 modalidades: Boxe, Capoeira, Judô, Jiu Jitsu, Karatê, Kickboxing, Kung Fu, Taekwondo e Tai Chi Chuan.

Os interessados deverão procurar o Centro Esportivo mais próximo à sua residência, levando duas fotos 3x4, xerox do RG e xerox do Comprovante de Residência.

 

 

Texto: Tatiane Fornari Nelli - tfnelli@prefeitura.sp.gov.br