Boxe: Depois de dois anos, Chocolate volta ao COTP com a medalha de ouro do Mundial

Com três anos no Centro Olímpico e seis aos cuidados de Messias, Joedison de Jesus carrega uma série de medalhas na sua carreira

Para a série Pratas da Casa, interrompemos a visita de Joedison de Jesus, ou Chocolate, como é conhecido, para escutar um pouco toda a trajetória que levou o pequeno atleta a conquistar o Campeonato Mundial na Rússia. Dois anos depois de deixar os treinamentos regulares do Centro Olímpico, ele visitou o COTP para reencontrar o técnico Messias e compartilhar o mérito alcançado.

Depois de ser convocado para a seleção, Chocolate teve que interromper os treinos regulares no Centro Olímpico. Ainda representando o COTP nos Campeonatos Estaduais, Joedison foi conquistando o seu espaço na luta. A habilidade já vem de berço: o pai, que se aposentou no boxe, incentivou o garoto a começar os treinamentos aos 11 anos no Clube Esportivo Municipal Joerg Bruder. Foi no Clube que o atleta conheceu o técnico Messias, o professor que acompanhou toda a sua escalada no esporte. Quando Messias passou a dar aulas no Centro Olímpico em 2008, Joedison transferiu os seus treinos junto ao técnico. “Tem que seguir o mestre, não é?”, brinca.

Com três anos no COTP e seis aos cuidados de Messias, Joedison foi convocado para a seleção. Depois do chamado, Chocolate conquistou uma série de medalhas dentro do ringue. A Copa da Independência, Campeonato Sulamericano e Panamericano foram alguns deles. No ano passado, Joedison foi para Londres auxiliar na preparação dos atletas olímpicos. Neste ano veio o tão sonhado título. No dia 24 de outubro, Chocolate derrotou o atleta turco e subiu ao pódio com a medalha de ouro.

O técnico Messias fez parte de toda a evolução do atleta. “O professor Messias é uma ótima pessoa, tanto quanto professor, como pessoa. Um cara que fez parte da minha vida, tanto no boxe, como na vida pessoal. Ele me ajudou a crescer e me tornar quem sou hoje. Tenho o professor Messias como um pai” revela.

O boxe foi determinante para construir a personalidade de Chocolate. Começando cedo e crescendo dentro do ringue, Joedison não se sentiria mais satisfeito em outro lugar. “O boxe mudou a minha personalidade, me ensinou a ser um campeão, não só no ringue, como na vida também. Esse esporte me ensinou também a superar muitos obstáculos. Recomendo para todo mundo. No começo era um gosto, uma paixão, mas com o tempo eu notei que poderia fazer o que eu gosto de verdade e ser beneficiado financeiramente”.

Com a medalha no pescoço, Joedison volta ao Centro Olímpico para rever o técnico e as instalações que o levou ao ouro. “É emocionante voltar. Aqui tem várias fotos minhas quando eu era menor. Lembrar daquela época, lembrar de tudo que você passou é gratificante”.

Texto e foto:

Renata Simond - rsimond@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!