Raul Tabajara promove diversas atividades durante a Virada 2013

A 7ª edição da Virada Esportiva aconteceu entre os dias 21 e 22 de setembro, em 200 locais espalhados pelo centro, zona sul, zona leste, zona norte e zona oeste da cidade São Paulo. Foram mais de 2000 modalidades esportivas, para agradar o público e incentivá-lo a participar de alguma atividade física.

No C.E Raul Tabajara, localizado na Barra Funda, região do centro de São Paulo, a programação foi especial, com diversas modalidades esportivas: futebol, vôlei, handball,basquete, karatê, Jiu Jitsu, campeonato de vídeo game, aulas de dança, caminhadas, esporte adaptado para pessoas com deficiência, e para aproveitar o sol e o calor nada melhor que jogos e brincadeiras aquáticas. As crianças se divertiram na piscina, com toda a segurança dos guarda-vidas que estavam super atentos.

A festa começou às 8hs da manhã do dia 21 e só terminou às 18hs do dia 22. Quem esteve por lá no sábado ensolarado pode usufruir de tudo num clima familiar e com muita diversão. Valter Henrique de Carlos Jr. cadeirante e presidente do Centro de Convivência da Pessoa Deficiente, frequentador há 27 anos do C.E Raul Tabajara, falou da importância da Virada Esportiva para os deficientes, "que na maioria das vezes são excluídos".

Valter e mais 60 pessoas do Centro frequentam o clube regularmente. Eles se reúnem todos os sábados para prática de atividades, e também para desfrutar de um dia agradável com jogos de mesa e um bom bate papo com os amigos.
Para este grupo o Clube deixa a disposição dois ônibus que, ao final do dia, levam cada um a sua respectiva casa. É possível ver nos olhos de cada um a felicidade por fazer parte dessa festa.

No C.E Raul Tabajara as crianças são iniciadas no esporte a partir dos três anos, como é o caso da filha de Nerian Catari que é Boliviana e mora no Brasil há 12 anos. Hoje, com nove anos, ela coleciona medalhas, conquistadas em campeonatos de Karatê, Judô e Natação. Muito orgulhosa, Nerian Catari afirmou que "o sucesso da filha vem do bom treinamento e carinho que recebeu dos professores e treinadores do clube. Agora ela está treinando forte, pois participará do campeonato brasileiro de Karatê que será realizado em Brasília".

São iniciativas como esta que podem mudar o destino de uma criança através do esporte. Este é o objetivo da Virada, fomentar a vontade da prática de algum esporte e quem sabe formar atletas que possam brilhar nos campeonatos brasileiros, mundiais e Olimpíadas!

A Virada Esportiva terminou no dia 22 de setembro, mas o C.E Raul Tabajara está sempre aberto, com uma programação diária de atividade física durante o ano todo e tudo gratuitamente. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 18h, sábados e domingo das 8h às 17h. Aproveite e traga a sua família para curtir bons momentos de esportes e lazer.

 

Texto: Osanita Rodrigues
Foto: Paulo Dias