São Paulo tem praia, sim!

Não é de água salgada e nem tem muitas ondas, mas tem criança correndo na água, farofeiros e aqueles banhistas metidos a nadadores. As praias do Guarapiranga, ou Guarujápiranga para os frequentadores mais íntimos, ficam sempre lotadas nos finais de semana de sol. Neste sábado não foi diferente. Aliás, foi diferente sim. A represa foi um dos 200 pontos da capital paulista que receberam a Virada Esportiva. São 34 horas de esporte e lazer espalhados por São Paulo.

Por volta das 10 da manhã dezenas de nadadores participaram de um duathlon, percorrendo 1000 metros à nado e mais 800 a pé pelo Parque do Sol. O publicitário Rafael Martins nunca havia participado da prova. Ele voltou para o Tatuapé levando uma medalha.

No CDC Guarapiranga, vizinho ao Parque do Sol, os esportes náuticos como wakeboard, stand up padle e canoa havaiana eram oferecidos de graça a quem chegasse e fizesse a inscrição. Não havia desculpa, mesmo os iniciantes podiam praticar as modalidades. Daniela Paiva era a professora responsável pelas clínicas de rafting onde os corajosos eram orientados a como agir dentro do bote. A correnteza não estava das mais fortes, mas o vento deixou a água um pouco mexida e quem queria fazer stand up padle, que consiste em remar enquanto se equilibra de pé numa prancha, teve um pouco mais de dificuldades.

O corretor de seguros, Acácio Fraga foi até o Parque do Sol para alugar um kaiak e quando chegou descobriu que hoje poderia usar de graça. Desde o começo do ano ele pratica a modalidade na represa e eventualmente em Barra do Una, no litoral sul do estado. "Uma oportunidade como essa na capital é muito boa porque nem sempre a gente pode descer para o litoral", afirma o corretor de seguros que trouxe o amigo Hugo Araújo para andar pela primeira vez de kaiak.

A programação esportiva segue até amanhã, domingo. No CDC Guarapiranga continuam os esportes náuticos. Na Praia do Sol haverá travessia aquática de 1 km, a concentração será as 9h e os atletas caem na água às 10h, e também a partir das 9h vai dar praia na Virada com futebol de areia, vôlei, futvôlei e handbeach.

Clique aqui e confira esta reportagem em áudio!


Texto
: Renan Sukevicius
Fotos: Felipe Leme