Jogadoras do COTP recebem visita das ativistas do “Guerreiras Project”

Projeto começou na Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2011 e tem participação de jogadoras brasileiras

As jogadoras do time principal de futebol do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, COTP assistiram à uma palestra do “Guerreiras Project” - GP. O objetivo da apresentação era mostrar o trabalho do grupo e “recrutar” as meninas que tiverem interesse em participar do projeto.

O “Guerreiras Project” é um projeto que usa do esporte (principalmente do futebol) para combater a desigualdade entre os sexos, violência contra mulher, saúde das gestantes, entre outros. O grupo dá palestras tanto em comunidades carentes como em escolas particulares, mostrando também a importância do esporte nessa luta. Uma das organizadoras é a capitã da seleção brasileira, Alline Pellegrino, que coordena uma parte do projeto no Rio de Janeiro.

Caitlin Fisher, embaixadora do GP falou sobre as atividades que as participantes elaboram e sobre a ideia que as “Guerreiras” querem levar para meninas, mulheres e jogadoras de todo o Brasil. A goleira da seleção brasileira e do COTP, Thaís Picarte, faz parte do grupo e falou das suas experiências para as colegas de campo. “É simples, mas faz muita diferença para quem tem pouco acesso a informação”, afirma a futebolista.

As meninas que quiserem integrar o grupo deverão passar por uma oficina, que é um tipo de treinamento para se tornar embaixadora e começar a oferecer palestras em comunidades e escolas. As palestras duram duas horas e são divididas em uma hora de apresentação, conversa e debates e uma hora jogando futebol.

Texto:

Lucas Bouzon - lgpbouzon@prefeitura.sp.gov.br

Fotos:

Thomaz Ayub - thomazayub@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!