Futebol: Chinês “bom de drible” treina em escola de futebol municipal

Família do atleta largou vida estável na China para realizar grande sonho do garoto

Um jogador chinês que joga futebol em um clube de São Paulo. Essa descrição se encaixaria perfeitamente para o atacante Zizao, do Corinthians. A Série Pratas da Casa, porém, vai contar a história de outro jogador de futebol chinês, o garoto Zhu Xu. Aos 13 anos, o atleta vem se destacando nos treinamentos da Escola de Futebol da Aclimação, localizada no Estádio Jack Marin.

Impulsionados por um sonho, a família de Zhu Xu largou uma vida estável na China e embarcou para o Brasil. “Aqui é o país do futebol, dá para jogar melhor e estudar”, relata o atleta. Mesmo sem saber praticamente nada da língua portuguesa, o jovem chinês conseguiu uma vaga na Escolinha da Aclimação.

Driblar com os dois pés é o grande diferencial de Zhu Xu. Desde o primeiro dia de treinamento, essa característica chamou muito a atenção do técnico Ricardo de Oliveira e dos outros garotos: “o campo estava em reformas na época em que ele começou a jogar aqui. Os treinos aconteciam na quadra. Quando ele começou a jogar e mostrar toda sua habilidade, não somente eu, mas todos os outros meninos que estavam naquela quadra ficaram admirados”, lembra Oliveira. Atualmente, o jogador atua na categoria Sub-17 como meia-atacante, mesmo tendo apenas 13 anos.

Na hora de analisar tecnicamente o jovem jogador, Ricardo de Oliveira descreveu diversas características atribuídas a grandes craques do esporte: “Ele se destaca por dominar as ações técnicas completamente e ter visão de jogo. Passar, chutar, conduzir, receber a bola com os dois pés pra ele é natural. O drible também se tornou natural. Isso que faz diferença para um jogador com facilidade para driblar e sair com os dois pés, para os dois lados, o que dificulta a marcação adversária. Qualquer técnico quer um jogador desses”, comenta Oliveira.

A história do atleta com o futebol começou bem antes de sua chegada ao Jack Marin. Zhu Xu começou a se interessar pelo esporte aos quatro anos. Inicialmente, tudo não passava de uma brincadeira. Tempo depois, o pai começou a perceber o interesse do garoto e levou-o para jogar em clube da cidade de Kansu, interior da China. Foi justamente nesse período que o atleta começou a usar os dois pés para chutar: “Antes eu jogava só com a perna direita. Depois meu pai falou: “tem que usar a esquerda também”, conta Xu. Quando o garoto tinha aproximadamente dez anos, ele conseguiu uma vaga para atuar em uma equipe de Pequim, capital chinesa.

Ao longo de dois anos de treinamento na Aclimação, Zhu Xu já ganhou diversas premiações: “seja como destaque, artilheiro, revelação ou dono da melhor jogada, ele sempre ganha algum prêmio”, afirma o técnico Ricardo Oliveira. A inspiração para tantas conquistas? Segundo o jovem chinês, os maiores ídolos são o volante Paulinho, do Corinthians, e Messi, eleito por quatro vezes o melhor jogador do mundo. Coincidência ou não, os times de coração para Zhu Xu são o Alvinegro do Parque São Jorge e o Barcelona.

O atleta concilia a rotina de estudos e treinos com facilidade. Ele confessa a matéria que é mais difícil na escola: “tiro minhas notas mais baixas em português”. Além disso, o chinês alimenta o sonho de defender a camisa do Corinthians. Vindo de um país sem tradição no futebol, Zhu Xu por enquanto desfila seus dribles diariamente no gramado do Estádio Jack Marin e prova que a vinda para o Brasil está realmente valendo a pena.

Texto e fotos:

Juliana Salles - jsalles@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!