Tênis: De indisciplinado a jovem promessa da modalidade

Johnn Guzman, que começou em um clube municipal, ganhou uma viagem para a Espanha depois de excelente desempenho em um circuito

Um esporte de elite acessível a um menino humilde e extremamente talentoso. A Série “Pratas da Casa” conta nesta semana a história de uma das promessas da nova geração do tênis brasileiro, que começou jogando em um clube da Prefeitura de São Paulo. Johnn Victor Lima Guzman, de apenas 11 anos, vem se destacando na modalidade.

Vindo de uma família boliviana e humilde, o brasileiro Johnn começou a ter aulas de iniciação ao tênis com seis anos de idade. Sua maior influência foi o pai, que atuava como pegador de bolinhas em jogos de tênis na Bolívia. Chegando ao Clube Esportivo Municipal Salim Farah Maluf, na Mooca, John foi recebido pela professora Vivian Sampaio. “Ele nunca teve dificuldades no esporte. A única dificuldade dele era o comportamento.”, relata Vivian. Hoje em dia, Johnn deixou para trás o passado de indisciplinas e desobediências: “Percebi que não conseguiria chegar muito longe se ficasse daquele jeito, daí eu melhorei”, conta o tenista, que sempre tira boas notas e nunca ficou em recuperação na escola.

O talento de Johnn, que morou na Bolívia durante quatro anos, foi constatado desde os primeiros anos de iniciação na Mooca. O garoto chegou a sofrer devido a sua técnica, que sempre foi mais avançada em relação aos meninos da mesma idade. Para a professora Vivian, os episódios mais marcantes são da época em que a faixa etária dele só permitia jogos em meia quadra, o mini-tênis. “Em um torneio do Programa Clube Escola, ele chegou a ganhar de 70 a 0”, relembra orgulhosamente a professora. O primeiro título em torneios veio logo aos sete anos, em uma competição não oficial disputada em Itu, interior de São Paulo.

Atualmente, Johnn vive um momento importante de sua carreira no tênis. Campeão na categoria “12 anos” do Circuito Escolar/Universitário Itaú, o garoto ganhou uma viagem de 15 dias para a Espanha e passou a treinar no Instituto de Tênis da instituição, em Santana de Parnaíba. “É a minha primeira viagem para a Europa”, afirma a jovem promessa. Além do alojamento, Johnn ganha bolsa atleta e já tem patrocínio para bancar seu uniforme completo, além de raquetes e encordamento das mesmas.

Questionado sobre seu futuro, nossa prata da casa falou sobre seus objetivos dentro do esporte: “Quero ser profissional, número 1 do mundo”, disse John, que se inspira principalmente no suíço Roger Federer e no espanhol Rafael Nadal. Para o tenista, há três coisas importantes no esporte: “Esforçar-se bastante, sonhar alto e ter boa sorte”. Em cinco anos de tênis, Johnn Guzman vem demonstrando todos esses fatores aliados ao seu talento.

Texto e foto de perfil:

Juliana Salles - jsalles@prefeitura.sp.gov.br

Foto 2: Arquivo pessoal

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!