Secretaria de Esportes integra grupo de políticas etnicorraciais na cidade

Grupo de Trabalho também inclui as Secretarias de Educação, Cultura e Governo e será coordenado pela recém-criada Secretaria de Promoção da Igualdade Racial

 Cinco Secretarias assinaram ontem a portaria que cria o grupo de trabalho “Educação das Relações Etnicorraciais”. O grupo irá trabalhar principalmente na elaboração da proposta de implementação, acompanhamento e monitoramento da Lei 10.639/2003, que institui o ensino da História da África nas escolas públicas e privadas. A Secretaria Municipal de Esportes (SEME) será responsável pelo investimento na prática da capoeira e pela aproximação dos centros esportivos municipais às práticas educativas e de socialização que auxiliem na promoção da Igualdade Racial.

A assinatura da Portaria ocorreu ontem, durante o evento D´África São Paulo. Além da assinatura do documento intersecretarial, o evento também celebrou o Dia da África, instituído em 1963 e a criação da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR).
Além da coordenação da SMPIR e da participação da SEME, o grupo também terá a atuação da Secretaria Municipal de Educação (formando educadores e distribuindo material didático), Secretaria Municipal de Cultura (implementando debates sobre a cultura negra e indígena, investindo em publicações de livros temáticos e promovendo o samba como patrimônio histórico) e Secretaria de Governo (monitorando o conjunto de ações e a implementação da Lei 10.639).

Além dos respectivos Secretários Municipais Netinho de Paula, Celso Jatene, César Callegari e Antônio Donato, o evento também teve a presença do Secretário de Relações Governamentais, João Antônio, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (homenageado durante o evento), o Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo e o Prefeito Fernando Haddad. “O papel dos dirigentes é justamente aprofundar este debate e fazer chegar para as crianças e jovens do Brasil o quanto nós temos de caminhar para um dia poder olhar para trás e dizer que resgatamos a história dos negros no Brasil”, concluiu o Prefeito

Com informações da SECOM
Fotos: Paulo Pinto

Foto 1

Foto 2

Foto 3

Foto 4

Foto 5

Foto 6