Dia da Super Mãe: evento da SEME mobilizou 45 Centros Esportivos Municipais

Um evento marcante para a cidade de São Paulo, inédito e emocionante: este foi o Dia da Super Mãe, organizado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação em 45 Clubes Esportivos Municipais. Foram atividades esportivas, palestras, homenagens para o publico participante. Os grandes objetivos do Dia da Super Mãe, além da homenagem às mulheres, foram a confraternização e a aproximação dos munícipes com os espaços públicos.

O público predominante no evento era de mães da terceira idade, como o caso de Dona Armelia que aos 86 anos é frequentadora do Clube Esportivo do Ipiranga há quase 20. Ao lado de seus três filhos, ela conta que há algum tempo seu acesso ao esporte era limitado, por ser mãe e “por ter de conciliar responsabilidades do trabalho e de casa”. Christian, coordenador do Clube Ipiranga ficou feliz com a presença da população local e salientou o caráter inclusivo das atividades do calendário: “Conseguimos proporcionar um espaço de lazer e um ambiente muito agradável para todas as faixas etárias”. Cerca de 100 pessoas participaram das atividades do Clube no período da manhã.

A programação do Dia da Super Mãe também ofereceu outras atividades, não necessariamente esportivas, mas também bem aceitas pelo público “materno”. No Clube Vila Independência, por exemplo, ofereceu gratuitamente cortes, escova, manicure e maquiagem. O Clube também tem uma parceria com o Rotary Club, promovendo ações de leitura para crianças que estão começando a ler e escrever. O espaço também estava à disposição do público durante o evento.

Atividades de orientação para a saúde da mulher e prevenção também podiam ser encontradas no calendário dos clubes municipais. Na unidade da Vila Guarani , as freqüentadoras assistiram a palestras e tiveram a oportunidade de tirar dúvidas diretamente com a equipe de médicos do programa Saúde no Esporte. O Clube também promoveu uma caminhada com a participação de 120 “mães e filhos”, segundo o Coordenador José Faraj.

Nos outros Centros Esportivos de São Paulo, os munícipes também puderam passar uma tarde agradável ao lado de suas famílias e dançar, praticar atividades físicas, mudar o visual nas tendas de beleza, curtir shows de diferentes ritmos musicais, assistir palestras, obter orientações nutricionais, entre muitas outras opções.

O Coordenador Geral de Gestão Estratégica dos Equipamentos da SEME, Paulo Pavan, conta um pouco mais sobre a iniciativa: “Foi um evento inédito para a Secretaria de Esportes da Cidade de São Paulo, com diversas atividades gratuitas simultâneas nos 45 Clubes Esportivos Municipais espalhados por São Paulo. E a população pode ficar preparada, porque nos próximos meses teremos novas atividades envolvendo toda a cidade".

O Dia das Mães é um símbolo do quanto estas mulheres são importantes por terem responsabilidades dentro da casa, no trabalho e na educação de seus filhos. Por esse motivo, elas são consideradas verdadeiras batalhadoras enfrentando a melhor maratona de sua vida.


Texto: 
Gustavo Henrique Monteiro - Repórter vencedor do concurso cultural do Dia das Mães, que colaborou com a equipe de jornalismo da Secretaria de Esportes na apuração e produção da matéria
Colaboração
Vanessa Dini - vdini@prefeitura.sp.gov.br
Foto:
Eder Brito