Conheça as novas medidas para solicitar informações urbanísticas sobre o Uso e a Ocupação do Solo

Munícipes devem ficar atentos para os novos procedimentos e documentos estabelecidos pelo Poder Público

Na última quinta-feira (23), a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) publicou a Portaria SMUL N° 12/2023, que atualiza os procedimentos para o protocolo de processos eletrônicos. O intuito da publicação é orientar a população sobre quais documentos são necessários para solicitar os serviços que estão no âmbito da Coordenadoria de Legislação de Uso e Ocupação do Solo (DEUSO).

Clique aqui para acessar as novas medidas

“É de fundamental importância que os munícipes saibam os documentos que precisam trazer para protocolar um processo. Em muitos casos, a documentação chega incompleta e isso influencia no tempo da análise”, comenta a coordenadora de DEUSO, Daniella Richards.

Com essa iniciativa, a SMUL pretende garantir mais segurança e transparência para os procedimentos, além de dar mais celeridade às análises técnicas dos processos protocolados pelos munícipes.

 

Atendimento a população

Em casos de dúvidas, a equipe técnica de DEUSO está com os canais abertos para atender presencialmente a população para esclarecimento de dúvidas técnicas sobre a legislação de uso e ocupação do solo mediante agendamento prévio. O atendimento também poderá ser realizado pelo e-mail: deuso.atendimento@prefeitura.sp.gov.br.

 

Saiba quais são os serviços da SMUL relacionados ao Uso do Solo

  • Certidão de Transferência de Potencial Construtivo: Permissão dada ao proprietário de um imóvel urbano para transferir seu potencial construtivo não utilizado a outro imóvel que possa receber esse potencial.
  •  Declaração de Potencial Construtivo Passível de Transferência: Instrumento que atesta a disponibilidade de área de um imóvel urbano para fins de transferência de potencial construtivo a outro imóvel (condição futura não vinculada no pedido).
  • Certidão de Uso e Ocupação do Solo: Documento emitido com informações sobre um lote/terreno para fins de esclarecimento do zoneamento aplicável a ser apresentado perante outros órgãos.
  • Enquadramento de Atividade CNAE: Parecer técnico indicando o grupo de atividade, a respectiva subcategoria de uso e, quando houver, o código CNAE associado à atividade solicitada, podendo ser definido por equiparação por atividade semelhante ou encaminhamento para deliberação da CTLU.
  • Pedido de Reconhecimento de Complexo de Saúde por Particular: Documento/ despacho autorizatório de reconhecimento do complexo de saúde, educação em saúde e pesquisa em saúde visando à utilização dos benefícios previstos em lei.
  • Projeto de Intervenção Urbana apresentado por particular: Requerimento para a elaboração de PIU O Projeto de Intervenção Urbana - PIU tem por finalidade reunir e articular os estudos técnicos necessários a promover o ordenamento e a reestruturação urbana em áreas subutilizadas e com potencial de transformação no Município de São Paulo.
  • Análise de Omissões da Legislação: Análise de assuntos a serem submetidos à Câmara Técnica de Legislação Urbanística – CTLU, visando solução de omissões da legislação.
  • Ativação de Zonas de Estruturação (ZEUP e ZEMP) por Particular: Processo que gerará minuta de Decreto, determinando inclusão de quadras para ser enquadrado no zoneamento de estruturação urbana ou metropolitana (ZEU ou ZEM).

 

Acesse mais informações no site da SMUL.