Conheça seu local de votação para a eleição do Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU)

Processo eleitoral será realizado em 24 de setembro, das 9h às 17h, no território de cada uma das 32 subprefeituras da cidade

 

A população já pode consultar os locais de votação para a eleição do Conselho Municipal de Política Urbana (Biênio 2023 -2025). O pleito será realizado em 24 de setembro (domingo), das 9h às 17h, no território de cada uma das 32 subprefeituras da cidade. O eleitor somente poderá votar na subprefeitura da zona eleitoral de seu título de eleitor.

Clique aqui e confira o seu local de votação.

Para participar, será necessário apresentar título eleitoral com situação regular e documento oficial de identificação original com foto. Cada eleitor votará em um único segmento e terá direito a um único voto. Não serão aceitos títulos de eleitor que não sejam de São Paulo.

O CMPU é um dos conselhos participativos mais importantes da cidade e espaço de discussão e acompanhamento da política de desenvolvimento urbano de São Paulo.

 

Quem são os candidatos?

Para a eleição bienal 2023-2025, apenas os segmentos “Organização Não Governamental – ONG” e “Entidade Religiosa” poderão ser votados. Eles foram os únicos com mais de uma candidatura habilitada. Confira abaixo os candidatos:


Organização Não Governamental – ONG

O segmento “Organização Não Governamental” terá uma vaga disputada por duas entidades:

Pólis - Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais (número 11)

• Associação Instituto DiverCidades (número 12)

 

Entidade Religiosa

A vaga para o segmento “Entidade Religiosa” também terá a concorrência de duas entidades:

Igreja Cristã em Busca da Salvação em Cristo (número 21)

• Mitra Arquidiocesana de São Paulo (número 22)

 

Concluída a apuração de votos, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) publicará a Ata de Apuração. Após o fim do prazo para recursos, o resultado final será divulgado no Diário Oficial.

 

Segmentos com entidades definidas

Por falta de concorrência, os segmentos “Movimento de Moradia”, “Associações de Bairro”, “Setor Empresarial”, “Entidades Acadêmicas e de Pesquisa”, “Movimentos Ambientalistas”, “Entidades Sindicais”, “Entidades Profissionais” e “Movimento Cultural” tiveram os candidatos eleitos logo após a homologação das candidaturas. Confira abaixo:

 

Movimento de Moradia (4 vagas): União dos Movimentos de Moradia da Grande São Paulo e Interior – UMM (4 titulares e 4 suplentes)

Associações de Bairro (4 vagas): Chapa “Por uma São Paulo melhor e mais justa para todos!”, representado pelas entidades “União de Amigos e Moradores da Zona Sul” (titular e suplente) e “União dos Moradores do Parque da Mooca, Av. Presidente Wilson e Adjacências” (titular e suplente), Sociedade dos Amigos do Planalto Paulista – SAPP (titular e suplente) e “Associação de Amigos e Moradores pela Preservação do Alto da Lapa e Bela Aliança – ASSAMPALBA (titular e suplente)

Setor Empresarial (4 vagas): Chapa “Diálogo Urbano”, representado pelas entidades “Associação Regional dos Escritórios de Arquitetura de São Paulo – ASBEA-SP / Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva – SINAENCO” (titular e suplente), “Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo – SECOVI-SP / Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias – ABRAINC” (titular e suplente), “Sindicato da Indústria da Construção Civil de Grandes Estruturas no Estado de São Paulo - SINDUSCON/SP” (titular e suplente) e “Associação Comercial de São Paulo – ASCP / Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo - FECOMÉRCIO-SP (titular e suplente)

Entidades Acadêmicas e de Pesquisa (2 vagas): Chapa “Pesquisadores pelo Direito à Cidade”, representado pelas entidades “Universidade Presbiteriana Mackenzie” (titular e suplente) e “Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU USP / Universidade Nove de Julho – UNINOVE" (titular e suplente)

Movimentos Ambientalistas (2 vagas): Chapa “Conselho Brasileiro de Construção Sustentável - CBCS”, representado pela entidade “Conselho Brasileiro de Construção Sustentável” (titular e suplente), e chapa “Comitê de Catadores de Materiais Recicláveis de São Paulo e Apoiadores”, representado pela entidade “Cooperpac – Cooperativa de Trabalho e Coleta do Parque Cocaia” (titular e suplente).

Entidades Sindicais (1 vaga): “Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo – SEESP” (titular e suplente)

Entidades Profissionais (1 vaga): Instituto dos Arquitetos do Brasil - Departamento São Paulo – IABsp / Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico - IBDU (titular e suplente)

Movimento Cultural (1 vaga): “Centro Popular de Cultura 8 de Março - CPC-UMES" (titular e suplente)

 

Atenção: o segmento Movimentos de Mobilidade Urbana ficou com a cadeira vaga (titular e suplente) após o indeferimento de candidaturas e ausência de novas inscrições.

 

Página da Eleição CMPU 2023-2025

Acesse aqui todas as informações sobre o processo eleitoral do Conselho Municipal de Política Urbana