Conheça os candidatos da sociedade civil ao Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU)

Organização Não Governamental e Entidade Religiosa são os segmentos em disputa; eleição ocorre em 24 de setembro em cada uma das 32 subprefeituras da cidade


Definidos os candidatos que disputarão vagas para representantes da sociedade civil através da eleição do Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU) - Biênio 2023-2025! Os segmentos “Organização Não Governamental – ONG” e “Entidade Religiosa” foram os únicos com mais de uma candidatura habilitada e serão definidos pelo pleito que será realizado em 24 de setembro, em cada uma das 32 subprefeituras da cidade. Confira a homologação das candidaturas no Diário Oficial e saiba mais abaixo:


Organização Não Governamental – ONG

O segmento “Organização Não Governamental” terá uma vaga disputada por duas entidades:

• Pólis - Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais (número 11)

• Associação Instituto DiverCidades (número 12)

 

Entidade Religiosa

A vaga para o segmento “Entidade Religiosa” também terá a concorrência de duas entidades:

• Igreja Cristã em Busca da Salvação em Cristo (número 21)

• Mitra Arquidiocesana de São Paulo (número 22)

 

 

Eleição acontece em 24 de setembro

A eleição do CMPU (Biênio 2023-2025) ocorrerá em 24 de setembro, das 9h às 17h, em um local de votação por subprefeitura, a ser oportunamente divulgado pela Secretaria.

Nos locais poderá votar qualquer cidadão acompanhado de título eleitoral com situação regular e de documento oficial de identificação original com foto. Cada eleitor votará em um único segmento e terá direito a um único voto. Não serão aceitos títulos de eleitor que não sejam de São Paulo. O eleitor somente poderá votar na subprefeitura da zona eleitoral de seu título. A relação entre subprefeituras e zonas eleitorais será divulgada em breve.

Concluída a apuração de votos, a SMUL publicará a Ata de Apuração. Após o fim do prazo para recursos, o resultado final será divulgado no Diário Oficial.

 

 

Segmentos com entidades definidas

Por falta de concorrência, os segmentos “Movimento de Moradia”, “Associações de Bairro”, “Setor Empresarial”, “Entidades Acadêmicas e de Pesquisa”, “Movimentos Ambientalistas”, “Entidades Sindicais”, “Entidades Profissionais” e “Movimento Cultural” tiveram os candidatos eleitos logo após a homologação das candidaturas. Confira abaixo:

Movimento de Moradia (4 vagas): União dos Movimentos de Moradia da Grande São Paulo e Interior – UMM (4 titulares e 4 suplentes)

Associações de Bairro (4 vagas): Chapa “Por uma São Paulo melhor e mais justa para todos!”, representado pelas entidades “União de Amigos e Moradores da Zona Sul” (titular e suplente) e “União dos Moradores do Parque da Mooca, Av. Presidente Wilson e Adjacências” (titular e suplente), Sociedade dos Amigos do Planalto Paulista – SAPP (titular e suplente) e “Associação de Amigos e Moradores pela Preservação do Alto da Lapa e Bela Aliança – ASSAMPALBA (titular e suplente)

Setor Empresarial (4 vagas): Chapa “Diálogo Urbano”, representado pelas entidades “Associação Regional dos Escritórios de Arquitetura de São Paulo – ASBEA-SP / Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva – SINAENCO” (titular e suplente), “Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo – SECOVI-SP / Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias – ABRAINC” (titular e suplente), “Sindicato da Indústria da Construção Civil de Grandes Estruturas no Estado de São Paulo - SINDUSCON/SP” (titular e suplente) e “Associação Comercial de São Paulo – ASCP / Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo - FECOMÉRCIO-SP (titular e suplente)

Entidades Acadêmicas e de Pesquisa (2 vagas): Chapa “Pesquisadores pelo Direito à Cidade”, representado pelas entidades “Universidade Presbiteriana Mackenzie” (titular e suplente) e “Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU USP / Universidade Nove de Julho – UNINOVE" (titular e suplente)

Movimentos Ambientalistas (2 vagas): Chapa “Conselho Brasileiro de Construção Sustentável - CBCS”, representado pela entidade “Conselho Brasileiro de Construção Sustentável” (titular e suplente), e chapa “Comitê de Catadores de Materiais Recicláveis de São Paulo e Apoiadores”, representado pela entidade “Cooperpac – Cooperativa de Trabalho e Coleta do Parque Cocaia” (titular e suplente).

Entidades Sindicais (1 vaga): “Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo – SEESP” (titular e suplente)

Entidades Profissionais (1 vaga): Instituto dos Arquitetos do Brasil - Departamento São Paulo – IABsp / Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico - IBDU (titular e suplente)

Movimento Cultural (1 vaga): “Centro Popular de Cultura 8 de Março - CPC-UMES" (titular e suplente)

 

Atenção: o segmento Movimentos de Mobilidade Urbana ficou com a cadeira vaga (titular e suplente) após o indeferimento de candidaturas e ausência de novas inscrições.

 

 

Inscrições

Os cidadãos interessados em participar do CMPU puderam realizar sua inscrição entre os dias 5 e 30 de junho. No caso dos segmentos “Entidades Sindicais”, “Movimentos Ambientalistas”, “Movimentos de Mobilidade Urbana” e “Movimento Cultural”, esse foi prorrogado para o período entre 24 de julho e 07 de agosto.

Para ampliar a participação, a Prefeitura disponibilizou duas opções para registrar candidaturas: por meio do site Eleição CMPU 2023 ou mediante entrega presencial de documentação na Assessoria Técnica de Comissões e Colegiados – ATECC da Secretaria.

 

 

Entenda o que faz o Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU)

O Conselho Municipal de Política Urbana – CMPU é o maior órgão colegiado da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL). Ele tem como objetivo acompanhar a execução da Política de Desenvolvimento Urbano do Município, discutir e elaborar propostas de projetos de lei de interesse urbanístico, debater diretrizes para as áreas públicas municipais, entre outras atribuições legais.

Regulamentado pelo Plano Diretor Estratégico (PDE), o CMPU é composto por 60 Conselheiros(as) titulares e respectivos(as) suplentes. São 26 representantes do Poder Público e 34 da sociedade civil – organizados por segmentos, com direito a voz e voto.

As 34 vagas destinadas à sociedade civil são distribuídas da seguinte forma: 12 para membros integrantes de outros conselhos e 22 para membros de diversos segmentos que devem ser escolhidos a cada dois anos por meio de eleição, o que acontece mais uma vez agora em 2023.

 

 

Página da Eleição CMPU 2023-2025

Acesse aqui todas as informações sobre o processo eleitoral do Conselho Municipal de Política Urbana