Experiências urbanas e sustentáveis de São Paulo são destaques em eventos internacionais

Gestores e técnicos da SMUL participam de conferências na Europa, Ásia e América Latina

O planejamento e as estratégias urbanas da cidade de São Paulo foram abordados em diversos eventos internacionais realizados na América Latina, Ásia e Europa nas últimas semanas. A equipe técnica da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) esteve presente em encontros na Turquia, Suécia, Itália e Colômbia para compartilhar experiências e desafios da capital paulista com profissionais renomados da arquitetura e urbanismo.

Desafios esses que não são únicos e exclusivos da cidade de São Paulo. As metrópoles e as grandes cidades mundiais estão cada vez mais atentas para a execução de um planejamento urbano cada vez mais sustentável e inclusivo. Por esse e outros motivos, a SMUL incentiva a participação de gestores e técnicos em espaços de produção de conhecimento em nível local, nacional e internacional.

 

Rede IURC – Itália

O arquiteto e assessor de gabinete da SMUL Pedro Martin Fernandes foi um dos representantes da Prefeitura de São Paulo em um programa de conexão entre cidades latinas e europeias promovido pela Internacional Urban and Regional Cooperation (IURC).

O destino do intercâmbio foi a cidade de Milão, na Itália. A visita técnica teve financiamento 100% da União Europeia e estabeleceu uma troca entre os projetos urbanos de Milão e as iniciativas que estão sendo implantadas em São Paulo.

“Estivemos em Milão, no mês de maio. A ideia é que os profissionais italianos visitem São Paulo em novembro para conhecer nossos projetos. Existe uma forte conexão entre os anseios de Milão e de São Paulo", explica o arquiteto.

(SMUL durante visita técnica em Milão)

A SMUL também representou a cidade de São Paulo na conferência internacional “Urban Future”, em Helsingborg, na Suécia. Considerado o maior evento de sustentabilidade para as cidades, ele reuniu mais de 100 países entre os dias 1 e 3 de junho.

 

Istambul Vision 2050

Ainda em junho, a SMUL esteve na Turquia. A coordenadora de Planejamento Urbano (PLANURB) da secretaria, Heliana Artigiani, participou do lançamento do “Istambul Vision 2050”, documento que traz uma visão estratégica de planejamento urbano para Istambul pelos próximos 30 anos. O plano foi elaborado após um amplo processo participativo com cerca de 20 mil moradores da região de Istambul.

(PLANURB durante apresentação no Instambul Vision 2050)

A cidade de São Paulo, ao lado de outras cidades mundiais, participou de um encontro que contou com painéis, workshops e exposições para debater soluções para o futuro dos municípios. A coordenadora de Planurb da SMUL apresentou a experiência de São Paulo com a elaboração do plano “SP2040 – A cidade que queremos” em 2011 e 2012 e também o atual Plano Diretor Estratégico (PDE) de São Paulo.

De volta ao Brasil, Heliana destacou a importância de troca de informações e experiências entre as mais diversas regiões do planeta. “São importantes para o aprendizado e conhecimento de novas práticas, para a divulgação de técnicas de sucesso na cidade e também para a confirmação de que São Paulo é uma cidade cosmopolita e que possui uma forma de planejamento atual e dinâmica”, reforça.

 

 CIDEU - Colômbia

Com o objetivo de fortalecer o cuidado com as pessoas, o planeta e a democracia, o XXIV Congresso do Centro Ibero-Americano de Desenvolvimento Estratégico Urbano, o CIDEU, realizado entre os dias 11 e 13 de julho, em Bogotá, na Colômbia, também teve participação da SMUL.

A equipe da Coordenadoria de Produção e Análise de Informação (GEOINFO) representou a cidade ao apresentar as plataformas digitais Geosampa e Infocidade para autoridades e técnicos de cidades da região ibero-americana.

“Nossa participação é importante para apresentarmos as dinâmicas vividas em São Paulo, bem como entender como os países da América Latina e Península Ibérica exercem o planejamento urbano estratégico”, comenta a diretora de Geoprocessamento de GEOINFO/SMUL, Amanda Mendes de Sousa.

A arquiteta Ana Júlia Brandão completou a representação da Secretaria no congresso. Clique aqui para saber mais!

  (GEOINFO durante atividade no CIDEU em Bogotá)