SMUL participa de congresso internacional sobre planejamento urbano na Colômbia

O XXIV Congresso CIDEU será realizado nos dias 11, 12 e 13 de julho em Bogotá

Com o tema: “Cidades que cuidam: às pessoas, ao planeta e à democracia”, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) participa do XXIV Congresso do Centro Ibero-Americano de Desenvolvimento Estratégico Urbano, o CIDEU, que será realizado nos dias 11, 12 e 13 de julho, em Bogotá, na Colômbia. Para saber mais, clique aqui

O evento reunirá pesquisadores, técnicos e gestores da área do planejamento urbano da América Latina e Caribe, além de países como Portugal e Espanha. Na ocasião, a equipe técnica da Coordenadoria de Produção e Análise de Informação (GEOINFO), da SMUL, representará a cidade de São Paulo e apresentará as plataformas digitais Geosampa e Infocidade durante a mesa “Sessões de Intercâmbio e Aprendizados entre as Cidades”, no dia 12 de julho.   

“O Geosampa é um exemplo, não somente para o Brasil, mas também para outras cidades da América Latina. Nele estão inseridas metodologias muito interessantes para outras metrópoles. Muitas cidades querem entender como foi o nosso processo de implantação”, explica Silvio Ribeiro, coordenador de GeoInfo/SMUL.  

A tecnologia do Geosampa é considerada uma grande inovação, sendo a maior plataforma de dados georreferenciados do país. “O tema do encontro desse ano vai girar em torno da democratização, então durante a nossa apresentação vamos enfatizar que o nosso sistema só é eficaz porque os dados contidos nele são transparentes e de fácil acesso para a população”, pontua o coordenador. 

Dessa forma, o congresso é uma oportunidade para que as grandes cidades da região ibero-americana troquem experiências sobre a gestão de projetos urbanos. 

 

“A cidade de São Paulo é sempre muito requisitada para colaborar com cursos e estudos de casos. O espírito do CIDEU é para que cada município possa contar suas experiências e assim as demais cidades possam aprimorar suas práticas”, pontua Silvio.   

 

Para Amanda Mendes de Sousa, diretora de Geoprocessamento de Geoinfo, que será uma das representantes de SMUL no Congresso, o acesso à informação disponibilizada pelo Geosampa fortalece a democracia.     

 

“A proposta é termos momentos de troca de experiências entre as cidades iberoamericanas e, para isso, vão ser promovidas sessões de intercâmbio de conhecimento. Nós, de SMUL/GEOINFO, vamos participar das sessões que discutem as iniciativas que cuidam da democracia e apresentaremos a infraestrutura de dados espaciais de São Paulo e, como a partir do acesso à informação, é possível exercitar a democracia”, pontua ela.   

 

O CIDEU   

O Centro Ibero-Americano de Desenvolvimento Urbano Estratégico é a rede de cidades da região da América Ibérica que compartilha e promove a cultura do pensamento estratégico urbano. É composto por 150 parceiros de 21 países: 122 cidades e 28 entidades colaboradoras. 

 

Podem fazer parte do CIDEU governos locais, áreas metropolitanas e governos provinciais ou regionais da Ibero-América que promovam o desenvolvimento estratégico do seu território, além de universidades, centros de pesquisa, institutos de planejamento, associações e empresas municipais, conselhos de desenvolvimento e afins, que tenham interesse em gestão urbana estratégica.   

 

O Geosampa  

É considerado o maior acervo digital de dados geoespaciais da cidade de São Paulo, que reúne informações sobre os mais variados temas como localização de semáforos e pontos de iluminação pública, dados sobre a população, equipamentos públicos e concessão da outorga onerosa do direito de construir.  

 

Com temas e parâmetros divididos em camadas, o GeoSampa apresenta um total de 342 camadas que trazem as mais diversas informações e dados estatísticos sobre aquilo que o usuário esteja procurando sobre a capital.

 

Para navegar e saber mais sobre o Geosampa, clique aqui.