Pessoas com Deficiência

Atualizado em setembro de 2017


Pessoas com deficiência a partir de 18 anos, que estejam em situação de dependência, têm direito ao Acolhimento para Jovens e Adultos com Deficiência. O serviço funciona 24 horas por dia, atendendo preferencialmente quem faz parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC), quem está sendo desligado de outras instituições, pessoas que não tenham condições de se sustentar ou não tenham a ajuda da família.

O objetivo do serviço é acolher e garantir proteção completa para deficientes em situação de dependência, ou seja, jovens e adultos que precisam de auxílio de outras pessoas para realização de tarefas, locomoção ou cuidados especiais.

O programa de acolhimento trabalha na construção da autonomia dos usuários para que consigam desenvolver atividades do cotidiano, além de ajudar na participação social da pessoa com deficiência na comunidade e fortalecer vínculos familiares por meio da convivência.

O serviço pode ser acessado por meio de demandas encaminhadas por Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), rede de serviços de assistência social ou demais órgãos do sistema de garantia de direitos.

 

Endereços dos CRAS
Endereços dos CREAS


Núcleos de Apoio

Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência

Núcleo de Apoio à Inclusão Social Para Pessoas com Deficiência I

Núcleo de Apoio à Inclusão Social Para Pessoas com Deficiência II

Núcleo de Apoio à Inclusão Social Para Pessoas com Deficiência III