Família

Atualizado em setembro de 2017


Família em Foco

Criado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), o projeto Família em Foco tem o objetivo de garantir a proteção às famílias em situação de instabilidade social, com ou sem filhos, contribuindo para sua inclusão social. O projeto é responsável por oferecer moradia, alimentação, vaga em creche ou escola, atendimento médico, capacitação profissional e encaminhamento para emprego, de inserção em rede de benefícios sociais, como, por exemplo, o Bolsa Família e demais programas de transferência de renda. São quatro unidades em São Paulo, nos bairros da Mooca, Santana, Penha e Casa Verde, totalizando 210 vagas.

Usuários: Pessoas com baixa escolaridade, desempregados, sem qualificação profissional, que usam álcool ou outras drogas e possuem filhos sem acesso à rede de ensino.

Formas de acesso ao serviço: demandas via CREAS

Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio

O serviço desenvolve proteção social básica no domicílio às famílias em situação de risco e de vulnerabilidade social, por meio de ações socioeducativas que visam: o acesso à rede socioassistencial, a garantia de direitos, o desenvolvimento de potencialidades, a participação e ganho de autonomia, intuito de fortalecer a função protetiva da família e prevenir agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares.

Usuários: Famílias e pessoas beneficiárias de programas de transferência de renda (PTR) e benefícios assistenciais; pessoa idosa e pessoa com deficiência que vivenciam situação de vulnerabilidade e risco social, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC); famílias e pessoas com precário ou nulo acesso aos serviços públicos, fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social;

Forma de acesso ao serviço: Demanda identificada e encaminhada pelo CRAS.

 

Autonomia em Foco

 


O Autonomia em Foco realiza o acolhimento de famílias ou pessoas sozinhas em situação de rua que já possuem certo grau de independência, mas que não conseguem arcar com os custos de uma moradia. O serviço serve de apoio para que essas pessoas consigam futura autonomia. A SMADS possui duas unidades do Autonomia em Foco, sendo uma na Liberdade e outra no Bom Retiro, com 150 vagas cada.

Usuários: Famílias ou pessoas sozinhas em situação de rua que estejam empregadas, mas impossibilitadas de arcar financeiramente com o valor de um aluguel. Eles devem estar preparados para assumir responsabilidades como alimentação e organização do espaço coletivo e individual.

Formas de acesso ao serviço:
demandas via CRAS, CREAS ou Centro POP.
 

Confira os endereços dos CRAS, CREAS e Centro POP.