Renda Cidadã

Renda Cidadã é um programa de transferência de renda do Governo do Estado de São Paulo e tem como objetivo atender famílias em situação de pobreza, com renda mensal familiar per capita de até meio salário-mínimo nacional, prioritariamente até ¼ do salário-mínimo, mediante ações complementares e transferência direta de renda, como apoio financeiro temporário do Estado.

Quando solicitar?

O benefício não é solicitado, é concedido automaticamente quando o jovem atende os critérios do programa e está cadastrado com sua família no CadÚnico.

Para esclarecimentos e orientações sobre o Programa Ação Jovem, o munícipe pode entrar em contato com o Portal de Atendimento SP 156, a ligação é gratuita e atende 24 horas todos os dias.

Para se cadastrar no CadÚnico o atendimento é realizado nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e unidades do Descomplica. É necessário agendar um atendimento social através do Portal de Atendimento SP 156.

O cadastro no CadÚnico não garante a concessão do benefício, é preciso ter o perfil para o programa e manter o cadastro atualizado no prazo máximo de 24 meses contados da data da última entrevista

O Programa tem como condicionalidade a frequência escolar das crianças e acompanhamento na área da saúde.