Programa Ação Jovem

O Ação Jovem é um programa de transferência de renda do Governo do Estado de São Paulo que visa estimular a conclusão da escolaridade básica, e oferecer ações complementares e de apoio à iniciação profissional.

O objetivo é a inclusão social de jovens em situação de pobreza ou extrema pobreza, promovendo a conclusão da escolaridade básica e o desenvolvimento pessoal mediante a transferência direta de renda com apoio financeiro temporário do Estado. O jovem, para ser inserido neste programa, deve ter de 15 anos até 24 anos e 11 meses de idade, ter o ensino fundamental ou médio incompleto, e suas famílias devem ter renda per capita de até meio salário-mínimo nacional, prioritariamente até ¼ do salário-mínimo.

Condições

Para a permanência do jovem no programa é necessário manter a matrícula no ensino regular de educação básica, ensino médio ou ensino de jovens e adultos – EJA, com frequência escolar mensal mínima de 75%. O jovem também deve frequentar as atividades disponibilizadas por instituições parceiras da Prefeitura.

Como se cadastrar

O benefício não é solicitado, é concedido automaticamente quando o jovem atende os critérios do programa e está cadastrado com sua família no CadÚnico. Para se cadastrar no CadÚnico o atendimento é realizado nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) ou em unidades do Descomplica.

O cadastro no CadÚnico não garante a concessão do benefício, é preciso ter o perfil para o programa e manter o cadastro atualizado no prazo máximo de 24 meses contados da data da última entrevista.

Para esclarecimentos e orientações sobre o Programa Ação Jovem , o munícipe pode entrar em contato com o Portal de Atendimento SP 156, a ligação é gratuita e atende 24 horas todos os dias.

O período de permanência do jovem no programa é de 12 meses, podendo, mediante reavaliação dos dados cadastrais, ser prorrogado por iguais períodos até o limite de 36 meses. O pagamento do benefício pago por meio de cartão eletrônico, emitido pelo Banco do Brasil.