Share

Programa Ação Jovem

O Programa Ação Jovem é um programa de transferência de renda do Governo do Estado de São Paulo, instituído pelo Decreto Nº 56.922, de abril de 2011. Tem por objetivo promover a inclusão social de jovens de 15 (quinze) a 24 (vinte e quatro), que vivem em áreas de concentração da pobreza extrema e pobreza, pertencem a famílias com renda per capita mensal de até meio salário mínimo e que estejam frequentando o ensino Fundamental e/ou Médio, ou frequentam o Ensino de Jovens e Adultos – EJA.

Mediante a transferência direta de renda, o Programa Ação Jovem visa estimular a conclusão da escolaridade básica, somada a ações complementares e de apoio à iniciação profissional.

Para se cadastrar no Programa Ação Jovem é preciso atender os seguintes requisitos:

• ter entre 15 (quinze) e 24 anos e onze meses;
• estar como o ensino fundamental e/ou médio incompleto;
• ter renda “per capita” familiar mensal até meio salário-mínimo nacional;
• ser matriculado no ensino regular de educação básica ou ensino de Jovens e Adultos – EJA Presencial - em qualquer época do ano letivo.

Atendidos os critérios acima, a família precisa procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua moradia para o cadastramento no programa Ação Jovem, ou entrar em contato com a Central de Atendimento -156 - a ligação é gratuita e atende 24 horas todos os dias, para informações como endereço do CRAS de referência, bem como, orientações e esclarecimentos sobre o Programa.

O período de permanência do jovem no programa é de 12 (doze) meses, podendo, mediante reavaliação dos dados cadastrais, ser prorrogado por iguais períodos até o limite de 36 (trinta e seis) meses. O pagamento da bolsa é de R$ 80,00 por meio de cartão eletrônico, emitido pelo Banco do Brasil.