Centro Dia para Pessoa com Deficiência (CDPcD)

Os Centros Dias para Pessoa com Deficiência (CDPcDs) são serviços da Proteção Social Especial de Média Complexidade que atendem pessoas com deficiência, de 18 a 59 anos, e suas famílias. São ofertadas atividades de convivência, cuidados pessoais, fortalecimento de vínculos e ampliação das relações sociais. Os equipamentos atuam também em situações de risco e violação de direitos, como discriminação, negligência, maus-tratos, violência física e psicológica, dentre outras, contribuindo para a superação destas condições e evitando novas ocorrências por meio do apoio à ampliação da autonomia das pessoas com deficiência e do suporte para os seus principais cuidadores. Os encaminhamentos são feitos pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) da capital.

Compostos por uma equipe multidisciplinar formada por técnicos, cuidadores e outros profissionais, os CDPcDs têm como foco a prevenção do acolhimento institucional das pessoas com deficiência e visa fortalecer ações de inclusão e mitigar a segregação social deste público, proporcionando a quebra do isolamento, o aumento da qualidade de vida e a diminuição do risco de vulnerabilidades sociais e relacionais.

Público-alvo

Pessoas com deficiências intelectual, física, sensorial ou múltipla, desde que a pessoa tenha independência ou dependência leve ou moderada para as atividades básicas da vida diária, e pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) com suporte leve ou moderado. Ambos os perfis precisam ter retaguarda familiar.

Funcionamento

Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

UNIDADE

CDPcD Irmã Maria Anna Sala
Rua Ignácio Alves de Mattos, 539 - Itaquera