Operação Baixas Temperaturas (OBT) 2023

Prefeitura de São Paulo dá início à Operação Baixas Temperaturas para atender a população em situação

Foram instaladas 10 tendas de atendimento e já foram criadas mais de 1,7 mil vagas emergenciais para reforçar as ações de pernoite

A Prefeitura de São Paulo iniciou no dia 12 de maio as ações intensivas de acolhimento a pessoas em situação de rua, previstas no âmbito da Operação Baixas temperaturas (OBT) 2023, em vigência desde o último dia 30 de abril.

Foram instaladas dez tendas de atendimento em diferentes pontos estratégicos da cidade. Nestes locais, serão ofertados alimentos como sopa, chocolate quente, pão, chá e água, cobertores e vacinas de Covid-19 e Influenza às pessoas em situação de rua.

Além disso, 13 vans da Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS), vinculada à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), e os ônibus cedidos pela SPTrans fazem o transporte das pessoas que aceitaram os acolhimentos e encaminhamentos para vagas contratadas pela administração municipal em centros de acolhida, hotéis, núcleos de convivência e centros esportivos, cedidos pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), que funcionam como equipamentos emergenciais. Estes serviços estão espalhados por toda a cidade e estão preparados para receber, separados por públicos específicos - pessoas sozinhas, com deficiência, famílias, idosos e população LGBTQIA+ - os que aceitarem os espaços de pernoite com oferta banho, jantar e café da manhã.

Cabe ressaltar que, por meio da central 156 (ligação gratuita), a população pode ajudar as pessoas em situação de rua solicitando uma abordagem social. O serviço funciona 24 horas por dia e a solicitação pode ser anônima. Entretanto, é importante informar o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está indicando um número aproximado, citar pontos de referência, além de características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.

Endereço das tendas de atendimento

Região Central - Praça da República e Praça Marechal Deodoro;

Região Sul – Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto, nº 54) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel);

Região Norte - Santana (Avenida Cruzeiro do Sul, nº 3.180) e Vila Maria (Praça Novo Mundo);

Região Leste - Guaianases (Praça Presidente Getúlio Vargas, s/n), Itaquera (Avenida Musgo de Flor com Avenida Imperador, embaixo do viaduto Jacu Pêssego) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella);

Região Oeste - Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus).

Operação Baixas Temperaturas

A Prefeitura de São Paulo publicou em 28 de abril, no Diário Oficial da Cidade, a Portaria que institui a Operação Baixas Temperaturas (OBT) 2023, com duração de cinco meses (de 30 de abril a 30 de setembro deste ano). Neste período, as abordagens realizadas às pessoas em situação de rua são intensificadas para acolhimento quando a temperatura ou sensação térmica atinge 13 ºC ou menos.

De acordo com a Portaria 495/2023, a OBT está fundamentada na ação intersecretarial com participação das secretarias municipais de Subprefeituras (SMSUB), Segurança Urbana (SMSU), Saúde (SMS), Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), Mobilidade e Trânsito (SMT), Comunicação (SECOM) e Inovação e Tecnologia (SMIT), além da SMADS. O objetivo do plano é zelar pela segurança e bem-estar da população em situação de rua, promovendo o acolhimento de crianças, adolescentes, adultos, idosos e famílias nos dias mais frios do ano.

As equipes de socioeducadores do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) realizam as abordagens diárias ao longo do dia, ofertando acolhimento e outros serviços da rede socioassistencial, inclusive com busca ativa durante as madrugadas. No período da noite, as abordagens são realizadas pela CPAS.

Uma novidade da OBT neste ano é a atuação do programa Ampara SP, que teve início em 10 de abril, realizando atendimento integral a pessoas em situação de rua com escuta e acolhimento feitos por profissionais interdisciplinares, tais como pedagogos, sociólogos, terapeutas ocupacionais e arte-educadores.

Também são feitas abordagens das equipes de SEAS em conjunto com o Consultório na Rua e Redenção, programas que estão a cargo da Secretaria Municipal da Saúde. A SMADS ressalta que as pessoas abordadas podem não aceitar a oferta de acolhimento para um dos Centros de Acolhida da Prefeitura e, nesse caso, a equipe de orientadores oferece cobertor.