Programa Córrego Limpo

Monitoramento do Programa Córrego Limpo

 
MAPA TEMÁTICO - Monitoramento do Programa Córrego Limpo




Criado em 2007, o Programa Córrego Limpo é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura do Município de São Paulo e Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Tem como objetivo principal recuperar a qualidade da água em córregos urbanos do Município de São Paulo.
O monitoramento do Programa Córrego Limpo é realizado com base na medição e, decorrente classificação, dos córregos em função da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO). A DBO explicita a quantidade de oxigênio dissolvido na água demandada por microrganismos em função da decomposição de matéria orgânica presente no córrego. Está classificado da seguinte maneira:
 

DBO (mg/L) Caracterização do córrego
0 - 5 Condições naturais – permite o contato primário das pessoas e a rega de hortaliças.
5 - 10 Condições boas – já não se recomenda o contato primário nem a rega de hortaliças, mas possibilita a existência de peixes, o uso da água para animais e o tratamento convencional da água.
10 - 30 Condições boas – aspecto estético bom, permite a existência de peixes, não exala odores e possibilita o tratamento convencional da água.
30 - 70 Condição estética ainda boa, porém com restrições à existência de peixes e exalação de odores em determinadas épocas do ano (verão seco, principalmente); tratamento de águas com consumo alto de produtos químicos
> 70 Poluído

 

FONTE: "Programa Córrego Limpo" - 2012