Participação Social - Uni. Metodista

Pesquisa realizada pela Prof. Denise Vazquez Manfio, Mestra do Departamento de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

 MAPA TEMÁTICO - Registros de falta de água na RMSP durante a Covid-19 e fatores socioambientais no município de São Paulo - SP

O mapa contém dados georreferenciados das interrupções no fornecimento de água, período do dia e o tempo em que ocorre o corte de abastecimento. As demais camadas são dados públicos da Prefeitura Municipal de São Paulo: favelas e cortiços; as categorias Alta e Muito Alta Vulnerabilidade Social do Índice Paulista de Vulnerabilidade Social do estado de São Paulo (IPVS); equipamentos de saúde e; áreas com risco de inundação.

 
Metodologia de coleta de dados:
Os dados sobre falta de água foram resultantes de um questionário online organizado pelo grupo Coalizão pelo Clima, que foi respondido de forma voluntária e anônima entre os dias 18 de março de 2020 e 22 de maio de 2020. Após a triagem das respostas positivas, criou-se um mapa básico com essas informações, georreferenciadas pelo serviço do Google Maps, a partir do CEP fornecido. Em seguida, foram adicionadas as demais camadas disponíveis no GeoSampa, a partir da conversão dos arquivos de formato Shapefile em Keyhole Markup Language. Foi necessário realizar adaptações em duas dessas camadas. São elas: Índice Paulista de Vulnerabilidade Social do estado de São Paulo (IPVS) - na qual foram selecionadas e agrupadas com na mesma cor somente as regiões classificadas em Alta e Muito Alta Vulnerabilidade Social - e; Áreas com risco de inundação - transformação em camada única, que inicialmente é uma categoria dentro da camada Risco de Ocorrência da Prefeitura.


Artigo: MANFIO, Denise Vazquez; ALVES, Estela Macedo. Deficiências no saneamento e a Covid-19: estudo de caso sobre falta de água, vulnerabilidade social e óbitos, no município de São Paulo*. 2020. Disponível em: https://observatoriodasaguas.org/deficiencias-no-saneamento-e-a-covid-19-estudo-de-caso-sobre-falta-de-agua-vulnerabilidade-social-e-obitos-no-municipio-de-sao-paulo/