Metamorfoses Paulistanas – atlas geoeconômico da cidade

O Atlas apresenta um criterioso estudo sobre as relações entre economia e espaço urbano em São Paulo. O trabalho foi elaborado pelo Cebrap

“Metamorfoses Paulistanas – atlas geoeconômico da cidade” apresenta um criterioso estudo sobre as relações entre economia e espaço urbano em São Paulo. O trabalho foi elaborado pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) a partir de demanda da então Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) e acaba de ser editado, numa parceria entre Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), Cebrap, Fundação Editora UNESP e Imprensa Oficial.

Esta obra resulta de um esforço conjunto entre o planejamento urbano no setor público e a pesquisa acadêmica aplicada. Na série de artigos assinados por diferentes autores – cujas opiniões não expressam necessariamente todos os pontos de vista assumidos pela Prefeitura de São Paulo –, são propostas reflexões sobre temas fundamentais para a área de planejamento urbano: que setores da atividade econômica poderão articular o desenvolvimento futuro da cidade? Quais são as perspectivas econômicas que se abrem para São Paulo nas próximas décadas? Como uma estrutura produtiva baseada na economia do conhecimento poderá ajudar a construir a cidade que queremos?

Em síntese, o conteúdo desta publicação traz importantes subsídios para as atividades de planejamento de longo prazo, um dos principais campos de ação da SMDU.

Coedição PMSP/SMDU, CEBRAP, Editora UNESP, Imprensa Oficial. São Paulo, 2012, 368pp.