Prefeitura lança curso gratuito e 100% on-line (EAD) sobre o Portal GeoSampa

Inscrições devem ser feitas até 29 de janeiro; curso é aberto a qualquer cidadão que deseja aprender sobre o maior portal de dados georreferenciados de São Paulo


A partir desta terça-feira (23), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e a Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP), abre curso gratuito e 100% on-line sobre o GeoSampa, maior portal de dados georreferenciados da cidade de São Paulo. Clique aqui para se inscrever.

As inscrições para o curso GeoSampa Cidadão vão até as 14h do dia 29 de janeiro. A partir desta data, os inscritos receberão por e-mail a chave de acesso para o início dos estudos.

Não é exigido nenhum requisito técnico para fazer o curso. Ele é destinado a qualquer cidadão que queira conhecer e aprender a consultar os recursos que a plataforma oferece.

Como trata-se de um curso à distância e sem duração pré-definida (EAD), o interessado poderá acompanhar os conteúdos de acordo com a sua disponibilidade de tempo e no horário que preferir.

O GeoSampa Cidadão é uma iniciativa da SMUL e da EMASP (vinculada à Secretaria Municipal de Gestão) que busca capacitar a sociedade civil na utilização de dados e informações, integrando-os no processo de gestão de informação e transparência, ambas fundamentais para a administração pública.

Através de outros cursos on-line e presenciais ministrados na EMASP desde 2015 sobre o GeoSampa, mais de XX mil pessoas já foram capacitadas a utilizarem a plataforma.

 

Portal GeoSampa

Lançado em 2015, o Portal GeoSampa (Mapa Digital da Cidade) disponibiliza, atualmente, informações sobre cerca de 400 camadas relevantes à cidade, como zoneamento, rede de transporte público, patrimônio histórico, escolas e parques. Nele, é possível localizar bibliotecas, museus e teatros, assim como escolas públicas, equipamentos de saúde, como hospitais e UBS (Unidade Básica de Saúde), terminais de ônibus e parques. Trata-se de uma ferramenta multifuncional onde também é possível verificar a área do rodízio municipal, locais de risco geológico e fotos aéreas antigas e atuais.

Todos esses dados estão disponíveis para download e seu conteúdo pode ser livremente acessado, utilizado e compartilhado para qualquer finalidade, basta que o usuário cite sua fonte.

Clique para acessar o GeoSampa