Um dos distritos mais quentes de SP, Sapopemba é escolhido para receber projeto internacional "Bairros Verdes e Saudáveis"

Com apoio da Rede C40, Prefeitura de SP vai desenvolver uma proposta-piloto para tornar a região mais caminhável e integrada


O distrito de Sapopemba, na zona leste, foi o local da cidade de São Paulo selecionado para receber um dos 22 projetos-piloto que serão desenvolvidos ao redor do mundo para criar bairros mais conectados e saudáveis que melhorem a qualidade de vida, saúde e bem-estar das pessoas. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), e a Rede Global C40 Cities. 

O objetivo do programa global Green & Thriving Neighbourhood (Bairros Verdes e Saudáveis) é colaborar para a construção de bairros urbanos que integrem com mais qualidade suas estações de transporte, equipamentos públicos, ruas comerciais, áreas verdes e de lazer, tornando-se mais convidativos e seguros para pedestres e ciclistas, desestimulando, assim, o uso dos automóveis e contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

É a primeira vez que São Paulo participa do programa. As demais cidades apoiadas pela Rede C40 para o desenvolvimento dos projetos-piloto são: Austin, Estados Unidos; Barcelona, Espanha; Bogotá, Colômbia; Chengdu, China; Dakar, Senegal; Guadalajara, México; Istambul, Turquia; Lisboa, Portugal; Milão, Itália; Paris, França; Qingdao, China; Rio de Janeiro, Brasil; Roma, Itália; Santiago, Chile; Shenzhen, China; Estocolmo, Suécia; Vancouver, Canadá; Vitória-Gasteiz, Espanha; Varsóvia, Polônia; Copenhagen, Dinamarca, e Wuhan, China.

A partir de um convite formulado à Prefeitura de São Paulo pela Rede C40, a SMUL iniciou, em setembro, os preparativos para o desenvolvimento do projeto-piloto “Bairro Conectado — Terminal Sapopemba”. Nesta quinta-feira (09), a parceria, o escopo e a temática do projeto foram apresentados aos representantes do Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU). 

O objetivo é definir, em conjunto com a população, os locais e as intervenções urbanas que melhorem as condições de segurança e conforto ambiental nos percursos cotidianos de moradores da região. Ou seja, ampliação e qualificação de calçadas, travessias e conexões entre os espaços livres públicos, áreas verdes e equipamentos sociais estão entre as ações em estudo. 

Para o desenvolvimento desse projeto, a premissa de “Cidades de 15 Minutos” será aplicada à realidade de Sapopemba. Esse conceito busca o fortalecimento de bairros para que se tornem mais completos, oferecendo a seus habitantes oferta de empregos, serviços essenciais, parques, praças públicas e comércios, de modo que, os deslocamentos para necessidades básicas estejam em um raio de até 15 minutos de caminhada.

A Coordenadoria de Planejamento Urbano (Planurb), da SMUL, é a responsável pelo projeto. Como parte das atividades de troca de experiências e conhecimentos entre as cidades participantes, uma equipe de arquitetos e urbanistas de Planurb participou em junho de um workshop em Santiago, no Chile.  

Sapopemba é considerado um dos distritos da cidade com temperaturas mais elevadas. No Plano de Ação Climática do Município de São Paulo (PlanClimaSP 2020-2050) apresentado pela Prefeitura em 2021, algumas áreas da região registraram altos índices para risco climático. Este foi um dos motivos que levaram Planurb a escolher Sapopemba para o programa Bairros Verdes e Saudáveis. Além disso, a equipe da SMUL considerou outros critérios para a escolha da região, como vulnerabilidade social da população, existência de centralidades de comércio e serviço locais e a proximidade com a rede de transporte de alta e média capacidade. 

Em setembro, a equipe encarregada do projeto realizou uma vistoria técnica na região para apresentar à Subprefeitura de Sapopemba o escopo do projeto e vistoriar localidades com potencial de intervenções, reforçando a necessidade de parceria entre a SMUL e a Subprefeitura para o desenvolvimento da proposta.

 

Participação social 

A construção do projeto-piloto para Sapopemba terá a participação da população. Para isso, o próximo passo da Prefeitura será promover debates com quem vive e trabalha na região para identificar as carências, demandas e potencialidades do território. 

 

A Rede

A C40 é uma rede global que reúne mais de 100 prefeitos das principais cidades do mundo com o compromisso de promover iniciativas para o enfrentamento da crise climática. O objetivo da rede é reduzir a emissão de gases poluentes pela metade até 2030, além de ajudar o mundo a limitar o aquecimento global e construir comunidades saudáveis, equitativas e resilientes.

 

Texto: ASCOM/SMUL