Grupo de Gestão da Operação Urbana Consorciada Faria Lima aprova construção de ciclovias nas Pontes Cidade Universitária e Jaguaré

Aplicação dos recursos foi definida na 31º reunião ordinária do Grupo, realizada no dia 14 de dezembro

O Grupo de Gestão da Operação Urbana Consorciada Faria Lima (OUCFL) aprovou o financiamento da construção de duas ciclofaixas sobre o Rio Pinheiros, uma na Ponte Cidade Universitária e a outra na Ponte Jaguaré. As estruturas vão integrar a malha cicloviária da Zona Oeste do município.

A aplicação de recursos nas obras foi definida durante a 31ª reunião ordinária do Grupo de Gestão, realizada na última quinta-feira, dia 14 de dezembro. Representantes de ciclistas participaram do encontro como convidados e se mobilizaram para que a proposta fosse aprovada.

A demanda pelas ciclofaixas foi apresentada pela Subprefeitura de Pinheiros, que tem assento no Grupo de Gestão ao lado de outros representantes do poder público e de organizações não-governamentais. A apresentação técnica foi feita pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

A Operação Urbana Faria Lima já aplicou recursos na construção das ciclofaixas de conexão do Morumbi ao Jaguaré, passando pela Avenida Faria Lima. Além disso, o projeto para realização da ciclopassarela da Bernardo Goldfarb está pronto para ser licitado, também como intervenção da Operação Urbana. As conexões por ciclofaixas foram exigência da Licença Ambiental Prévia da Operação Urbana, emitida há 22 anos, e concretizadas nesta gestão.

Atualmente a malha cicloviária da cidade de São Paulo possui 494,2 km.