Desde a criação da SEL, 76 mil novas unidades de habitação popular foram licenciadas

Desse total, 50.565 moradias são destinadas a famílias de menor renda

De 2013 a junho de 2016, a Secretaria Municipal de Licenciamento (SEL) licenciou 76.321 novas unidades de habitação popular na cidade. O número é maior que as 55 mil unidades habitacionais previstas pelo Prefeito Fernando Haddad no Programa de Metas da gestão.

Deste total, 50.565 unidades são de Habitação de Interesse Social (HIS), destinadas a famílias com renda mensal de até R$ 4.344, e 24.722 são de Habitação de Mercado Popular (HMP), para famílias que ganham até R$7.240 por mês.

O avanço é o resultado do trabalho realizado pela Prefeitura de São Paulo para otimizar a produção de habitação popular na cidade. O próprio Prefeito promoveu reuniões entre secretários municipais e representantes do setor imobiliário para avaliar os processos de HIS e HMP, com o objetivo de debater quais as melhores soluções para evitar gargalos no licenciamento.

Desde sua criação, em julho de 2013, a SEL trabalhou para simplificar a legislação municipal e compatibilizá-la com as regras do Programa Federal Minha Casa Minha Vida, medidas que tornaram mais ágeis e transparentes os procedimentos para licenciar esse tipo de empreendimento.