Aumenta em 63% o número de profissionais com ensino técnico em São Paulo

A conclusão é um estudo elaborado pela Prefeitura, que aponta também que houve uma diversificação dos cursos na cidade

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) acaba de lançar um novo Informe Urbano, publicação do Departamento de Produção e Análise de Informação (DEINFO) que busca analisar assuntos de interesse da cidade.

O estudo recém divulgado aponta que entre 2003 e 2013 o ensino técnico no Município de São Paulo cresceu 63%, atingindo a marca de 100 mil estudantes, a maioria deles com nível médio completo.

Os alunos dos cursos profissionalizantes estão distribuídos em 270 instituições de ensino, a maioria delas privadas. A zona leste lidera o número de matrículas, com 35,5%, seguida pelas regiões sul (26,6%), oeste (13,9%), centro (12,1%) e norte (11,9%).

No período analisado, a oferta de cursos se diversificou e a preferência dos alunos foi maior pelas áreas da saúde, negócios, processos industriais, informação e comunicação e produção cultural.

Para quem quiser analisar em detalhes as variáveis demográficas de cada aluno do ensino técnico, como sexo, raça/cor, idade, necessidades especiais, além do curso frequentado e localização da escola, é possível consultar os microdados do ensino técnico da cidade, constantes no Censo Escolar/ MEC INEP. O material está disponível no site Dados Abertos.

Clique aqui para ver na íntegra o Informe Urbano.
Acesse os Dados Abertos.