Na Fiesp, SEL apresenta o balanço de suas ações

A convite da Federação, Secretária falou sobre a modernização dos procedimentos de licenciamento

No dia 15 de outubro, a secretária de Licenciamento Paula Motta Lara esteve na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) para apresentar o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Licenciamento (SEL) nos últimos dois anos.

A secretária destacou as principais ações implementadas ao longo desse período, que modernizaram o licenciamento e possibilitaram uma efetiva melhora na aprovação de projetos, com mais transparência e menos burocracia.

Durante o encontro, foi apresentado o Sistema Integrado de Licenciamento de Obras (SILO), desenvolvido pelo Departamento da Indústria da Construção da FIESP, que permite o acompanhamento simultâneo por todos os atores envolvidos na análise e aprovação de construções. A ferramenta despertou o interesse da da SEL, a fim de aprimorar os procedimentos.

A SEL possui um projeto piloto de Sistema de Licenciamento Eletrônico (SLCe), com o qual é possível licenciar um pedido de construção de residências familiares em até cinco dias úteis.

Além de Soriedem Rodrigues, Filemon Lima e Fernando Ferrarini, integrantes da FIESP, participaram da reunião Marcos Penido, diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), Gilberto Belleza, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP), Sérgio Cançado, superintendente executivo da Caixa Econômica Federal, e Daniel Glaessel e Nelson Hervey, coordenador e gerente de Políticas Públicas do SEBRAE-SP.