Em setembro, SEL aprova 3.396 novas unidades de HIS

Maior parte dos empreendimentos aprovados será destinada a famílias com renda mensal de até três salários mínimos

No mês de setembro, a Secretaria Municipal de Licenciamento (SEL) aprovou os projetos de 3.396 novas unidades de Habitação de Interesse Social (HIS). Desse total, 2.699 moradias serão entregues a famílias com renda mensal de até três salários mínimos. As demais são referentes a conjuntos habitacionais de Faixa 2, destinados a famílias que ganham entre três e seis salários mínimos por mês.

Desde janeiro de 2013, ano em que a SEL foi criada, já foram licenciadas 37.357 novas unidades de Habitação de Interesse Social na cidade. O número representa aproximadamente 67% da meta do prefeito Fernando Haddad, que pretende viabilizar 55 mil unidades até o final de 2016.

O avanço é fruto do trabalho da Prefeitura de São Paulo voltado para a produção de habitação popular na cidade. A SEL publicou três decretos direcionados a alinhar as normas municipais às condições estabelecidas pelo Programa Federal Minha Casa Minha Vida.

Criou também a Coordenadoria de Parcelamento do Solo e Habitação de Interesse Social (PARHIS) específica para tratar do assunto, além de uma subcomissão específica para HIS, a SAEHIS, que tem como objetivo o licenciamento de grandes empreendimentos, cuja decisão, de acordo com a legislação aplicável, envolvem a análise e anuência de outros órgãos, municipais e estaduais.