Prefeitura divulga vencedor da licitação para o projeto urbanístico da Nova Luz


Rua Casper Líbero que integra o perímetro da região que será revitalizada

O Consórcio Concremat/City/AECOM/FGV, composto pelas empresas Concremat Engenharia, Companhia City, AECOM Technology Corporation e Fundação Getúlio Vargas, venceu a licitação para a elaboração do projeto urbanístico da Nova Luz. A publicação do resultado da licitação ocorre nesta quarta-feira (12/5) no Diário Oficial do Município. O prefeito Gilberto Kassab e o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem, terão a primeira reunião com o consórcio vencedor na sexta-feira (14/5), às 9h30, na sede da Prefeitura de São Paulo.

A licitação da Nova Luz apresentou um diferencial: ao invés de analisar uma proposta concreta, a Comissão de Licitação avaliou a capacidade técnica dos licitantes, confrontada com as características do projeto a ser executado. Foram pontuados, por exemplo, a experiência da empresa postulante em intervenções do mesmo porte, a prática na elaboração de estudos de impacto ambiental e o currículo da equipe. Entre os projetos apresentados pelo consórcio vencedor está o Lower Lea Valley, plano de reurbanização destinado a recepcionar as Olimpíadas de Londres, em 2012, e a revitalização da região central de Manchester, na Inglaterra.

O processo de intervenção da Nova Luz consiste em três fases: aprovação, pela Câmara Municipal, da lei que autoriza a concessão urbanística, o que ocorreu em maio de 2009; elaboração do projeto urbanístico por escritório de arquitetura, que será feito pelo consórcio vencedor; e escolha, também mediante concorrência, da empresa que ganhará a concessão e executará o projeto.

Depois de concluída a licitação, será assinado o contrato e iniciada a elaboração do projeto de intervenção, que deverá detalhar a transformação urbana da Nova Luz, incluindo a solução habitacional para a população de baixa renda que vive na região, a ampliação de áreas verdes e públicas, a viabilidade econômica do projeto e o impacto ambiental da intervenção. Durante o período de elaboração do projeto, os autores terão de ouvir a população e expor as propostas à consulta pública. A palavra final de todas as ações na Nova Luz será sempre da Prefeitura.

Dos nove consórcios inicialmente interessados, apenas esses dois chegaram à fase final da licitação. Na segunda colocação, ficou o Consórcio Nova Luz, formado pelas empresas Logos Engenharia S.A., RTKL Associates, Inc., Piratininga Arquitetos Associados Ltda e Arcadis Tetraplan S.A.
 

Consulte o Edital clicando aqui

Consulte o Termo de Referência clicando aqui